Menu

Quer ser Guarda Civil? prefeitura abre concurso público com 200 vagas

13/08/2022 às 13:56
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

As guardas civis tem um papel significativo nos locais onde atua. Por ela, os municípios passam a contar com mais uma instituição de segurança pública para a prevenção da violência urbana através de políticas integradas com os demais órgãos, como a Polícia Militar e o poder judiciário. Muitas das vezes, a guarda civil também tem um papel fundamental na proteção do patrimônio público municipal, bem como executam atividades de socorro e proteção às vítimas de calamidades públicas, geralmente integrados com as ações de defesa civil.

Um órgão de tamanha importância para uma cidade não pode se deixar precarizar. Ademais, muitos municípios brasileiros sequer dispões de uma guarda civil. Neste ano de 2022, após o período de pandemia, em que houve restrições quanto a realização de concursos públicos por causa da aplicação das provas, que reuniria dezenas de pessoas em um sala, muitos concursos voltados para a área de segurança voltaram à tona.

A ‘bola da vez” está na região do Vale do Aço, em Minas Gerais. Em Ipatinga, um dos maiores municípios do estado mineiro e também onde um dos maiores polos industriais se encontra, houve recentemente a abertura de um novo concurso público que objetiva a contratação de 200 guardas civis, sendo 80% das vagas para o sexo masculino e 20% para o feminino.

Entretanto, as vagas serão divididas em duas etapas, sendo convocados, no primeiro momento, 80 homens e 20 mulheres. Após a fase de adaptação da primeira turma, será feita a convocação do restante.

Para participar, os candidatos deverão dispor de algumas exigências, como ter escolaridade mínima de Ensino Médio completo, CNH na categoria B, ter entre 18 e 45 anos, entre outros requisitos, todos disponíveis no edital.

Em Ipatinga, a guarda realiza atividades como patrulha de Policiamento Comunitário, Patrulha de Proteção Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher, Grupamento de Rondas Extensivas (ROMU), escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas.

Inscrições no concurso público da guarda civil em Ipatinga

Se você quer se preparar para esse concurso público ainda há tempo, pois as inscrições ocorrerão somente a partir do dia 3 de outubro e vão até 9 de novembro, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da organizadora, IMAM Concursos. As provas objetivas e dissertativas têm previsão para serem aplicadas somente no dia 11 de dezembro. Dessa forma, há 4 meses que podem ser aproveitados para preparação para o exame.

Preencher apenas o formulário de participação não garante a participação no certame. É preciso também efetivar a taxa de inscrição, no valor de R$ 95, ou requer a isenção da taxa, o que poderá ser feito entre os dias 3 e 5 de outubro de 2022.

A prova objetiva é composta por questões que vão de língua portuguesa e raciocínio matemático até conhecimentos básicos de informática e legislação especifica.

Para aqueles que forem aprovados, o salário base do cargo de guarda civil em Ipatinga é de R$ 1.916,47 ao mês para uma jornada de 40 horas semanais. Os concursados desempenharão suas funções na Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã, em unidades administrativas da Prefeitura de Ipatinga.

Outras informações sobre o concurso público da guarda civil em Ipatinga poder ser acessas pelo Edital 001/2022.