Menu

Segundo fontes de dentro do Banco do Brasil, edital para concurso público poderá ser lançado em março

19/02/2020 às 16:48
Tempo de leitura
4 min

Segundo fontes internas do Banco do Brasil, o edital de um novo concurso estaria sendo feito para ser lançado em março de 2020. No caso, seriam ofertadas vagas para o cargo de Escriturário, com Ensino Médio Completo como pré-requisito.

A estimativa é de que a remuneração seja de R$ 4.036,56,  porém ainda não se sabe a quantidade de vagas que serão ofertadas. Porém, ainda de acordo com fontes do Banco do Brasil, o concurso seria de nível nacional, abrangendo vários estados, tendo sido selecionada até a banca organizadora.

Entretanto, ainda não foi confirmado nada de concreto, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil afirma que não há previsão para um novo concurso até então. Mas ainda assim, é bom lembrar que, historicamente, já houve lançamentos de editais em momentos inesperados. Portanto, é indicado para quem tenha interesse, continuar com os estudos para que não seja pego de surpresa.

O que um Escriturário do BB faz?

  • Comercialização de produtos e serviços do Banco;
  • Atendimento ao público; quando necessário, atuação no caixa;
  • Contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários;
  • Redação de correspondências em geral;
  • Conferência de relatórios e documentos;
  • Controles estatísticos;
  • Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • Execução de outras tarefas inerentes ao cargo.

Outros concursos

Durante uma entrevista ao portal G1, no mês de janeiro, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou que existe um estudo para realização de um concurso para contratar profissionais da área de tecnologia.

Segundo o presidente, os trabalhadores que entram na empresa para exercer a função de Escriturário precisam ser mais abrangentes e incluir requisitos, como a área de tecnologia e inovação.

O último concurso do Banco do Brasil foi feito em 2018 e ofereceu vagas justamente para Escriturário, com nível médio. A seleção foi de 30 vagas imediatas preenchidas e 30 vagas para cadastro reserva, todas destinadas às agências de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Naquela ocasião, a remuneração inicial foi de R$ 2.718,73, pelo regime da CLT, cumprindo 30 horas semanais. E ainda, os funcionários já entraram com várias vantagens, como possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência e previdência privada.

Como são as provas do concurso Banco do Brasil?

A seleção para o concurso do Banco do Brasil acontece através de uma prova objetiva, prova de redação, aferição da veracidade de autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as ) ou pardos (as) e procedimentos admissionais e perícia médica.

As provas objetiva e de redação têm duração de cinco horas e, dependendo da necessidade de contratação do Banco, poderão ser aplicadas em cidades diferentes.

No último edital, elas foram aplicadas apenas nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) ou São Paulo (SP).

Para as provas objetivas, aproveitamento mínimo para aprovação é de 60% do total de pontos, ou mínimo de 55% do total de pontos nos Conhecimentos Básicos ou o mínimo de 60% do total de pontos nos Conhecimentos Específicos.

O prazo de validade da seleção é, geralmente, de um ano, contando a partir  da publicação da homologação dos resultados finais , podendo ter prorrogação.

Leia também: Prefeitura de Paracatu divulga concurso público com mais de 300 vagas

COMENTÁRIOS