Menu

Faltam 2 dias para que o SISU se encerre; não perca o prazo

Esse é um bom momento para se inscrever, já que há a possibilidade da nota de corte se manter.
22/02/2023 às 20:25
Tempo de leitura
4 min
Imagem: Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil

Carnaval acabou e, para muitos, o ano começa após o evento. Sendo assim, muitas causas importantes são resolvidas após o período, ” o famoso deixar para depois”, o que pode não ser um problema à muitas pessoas. No entanto, vale salientar que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) do primeiro semestre de 2023 começaram no dia 16 de fevereiro, de modo que fiquem abertas até o dia 23 de fevereiro até às 23:59 horas. Esse é um bom momento para se inscrever, já que há a possibilidade da nota de corte se manter.

Para se inscrever no SISU é preciso ter feito o Enem do ano de 2022, vale salientar, que desta vez, não será possível utilizar aa notas dos anos anteriores, como aconteceu durante a pandemia. Após a inscrição, em um período de 24 horas, é possível verificar a sua colocação entre os demais e também a nova nota de corte. Porém, o resultado somente saíra no dia 28 de fevereiro, previsto pelo órgão emissor, Ministério da Educação. Após fechado o prazo de inscrição, não será possível se inscrever, somente na nova fase do programa que ocorre no meio do ano.

É importante salientar que o SISU abrange todo o país, além de possuir oportunidade vagas nas capitais espalhadas pelo Brasil. Se a sua nota não se enquadra no curso dos sonhos, não se preocupe, poderá verificar vagas remanescentes e também verificar um curso com ideais próximos, para que, assim, seja feita a transferência dentro da faculdade. As faculdades por todo o canto oferecem vagas para diversos cursos e também contam com pesos que influenciam na nota total, algumas dicas podem ser acessadas em: Notas do ENEM saem no próximo dia 13; confira algumas dicas para passar nas Federais.

São mais de 226 mil vagas nas universidade públicas e institutos federais do Brasil para o primeiro semestre de 2023. Além disso, vale ressaltar também, que mesmo se não houver chances de passar na primeira chamada, a depender da faculdade, outras inúmeras chamadas são efetivadas. O SISU é um programa público e democrático, de modo que as vagas sigam a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Assim, para as pessoas que necessitam, essa é uma excelente opção de ingresso, claro que cumprindo todo o aparato necessário e exigido por lei. Somam-se um total de 63 universidades federais e 128 instituições públicas, que abrangem o programa. É importante frisas que algumas dessas universidades e instituições apenas agregam o SISU no primeiro semestre, como por exemplo a UFMG( Universidade Federal de Minas Gerais).

Como se inscrever

Primeiros passos:

– Acessar o portal acessounico.mec.gov.br ou sisu.mec.gov.br;

– Clicar em “fazer inscrição”;

 Em seguida, deve-se selecionar “entrar com gov.br ou fazer cadastro”. O gov.br é a plataforma de serviços digitais do Governo Federal. Bastar usar o login e a senha para acessá-lo. No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válidas para o processo seletivo.

Obs: OS dados devem ser confirmados de forma que seja possível contatar o participante.

fonte passos: Ministério da Educação

Escolha do Curso:

Será possível escolher até 2 opções de curso. No entanto, apenas uma é possível de aprovação e possível de aguardar na lista de espera, por isso, é bom ficar atento. Para iniciar, basta clicar em ” fazer inscrição na 1ª opção”. Logo, será possível pesquisar por cada local e instituição, conforme o desejado. E depois, verificar a confirmação de inscrição por meio da mensagem demonstrada na tela.