Menu

Flavio Gomes, jornalista do Fox Sports, participará de roda de conversa, na UFOP Mariana

04/11/2019 às 10:30
Tempo de leitura
3 min

O premiado jornalista Flavio Gomes, que atualmente trabalha no canal esportivo Fox Sports, estará em Mariana, no próximo sábado (9), para uma roda de conversa sobre confluência entre literatura e jornalismo, jornalismo esportivo, liberdade de imprensa e expressão em tempos de perseguição, cobertura da morte de Ayrton Senna, dentre outros assuntos. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado às 11h, na sala 30 do prédio Reuni, no ICHS/UFOP, em Mariana.

O evento busca ser um bate-papo descontraído entre jornalista e público, com o convidado podendo passar algumas de suas experiências para os participantes e estes, por sua vez, tendo a liberdade de fazer perguntas e tirarem dúvidas sobre o trabalho de Flavio e o ambiente do jornalismo. A ideia é que todos interajam, perguntem e participem do debate.

Flavio Gomes, jornalista do Fox Sports, participará de roda de conversa, na UFOP

Flavio em ação, no Fox Sports – Crédito da foto: Reprodução

Carreira

Flavio Gomes iniciou sua carreira no jornal Popular da Tarde. Passou pelas rádios Cultura e USP, fazendo programas de ciência para a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Foi contratado pela Folha de S.Paulo, onde trabalhou de 1986 a 1994 como redator, depois como editor-assistente, editor-adjunto, editor e repórter especial de esporte. Em 1988, teve uma curta passagem pela revista Placar, que segundo o próprio, era seu sonho no jornalismo, como editor.

Ao deixar a “Folha”, criou a agência de notícias Warm Up, promovendo a cobertura do automobilismo para diversos jornais do país. Além disso, mantém desde 2000, como braço da empresa, o site “Grande Prêmio”, principal portal de cobertura automobilística do Brasil, hoje dentro do UOL, mas que também já esteve no MSN e no iG — portal pelo qual Flavio chegou a comandar debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo e cobrir os Jogos Olímpicos de Pequim, ambos em 2008.

Além da carreira construída com a agência Warm Up, Gomes também tem sólida experiência no rádio. Em 1994, após algumas participações como convidado da Rádio Jovem Pan AM, passou a ser comentarista de Fórmula 1 e apresentador da emissora. Ficou na Pan até 2001. Em 2002, passou a integrar a equipe de cobertura de automobilismo da Rádio Bandeirantes, permanecendo na casa até o final de 2005, quando parou de viajar pelo mundo cobrindo a Fórmula 1.

Na televisão, trabalhou na ESPN Brasil de 2005 a 2013. Era comentarista de automobilismo e apresentador dos programas Bate-Bola, Limite e Pontapé Inicial, além de participar de transmissões esportivas nas rádios em que o canal manteve equipe: Rádio Estadão ESPN (2007-12) e Capital (2013). Passou também pelo jornal Lance!, de 1997 a 2010.

Depois de sair da ESPN, voltou a trabalhar na televisão em 2014, quando foi contratado pelo Fox Sports como comentarista e apresentador, fazendo parte da equipe dos programas Fox Sports Rádio e Fox Nitro.

Em novembro de 2015, passou a apresentar o programa Esporte de Primeira, na Rede Transamerica – SP, FM 100,1., mas deixou a emissora meses depois, permanecendo apenas na Fox.

A realização do evento é do Departamento do curso de Letras da UFOP (DELET-ICHS) e do Núcleo de Estudos Literários (NEL) do instituto.

Banner

Crédito da arte: Divulgação

Leia também: A espanholização do futebol brasileiro começou e deve durar muito tempo