Menu

MEC divulga período de isenção para o ENEM 2023

30/03/2023 às 21:32
Tempo de leitura
3 min
Imagem: Reprodução INEP
Imagem: Reprodução INEP

O período para solicitação da isenção das inscrições do ENEM está chegando, não perca o prazo, principalmente você que estará tentando pela primeira vez o processo seletivo. Esse parece ser o último ano em que o ENEM vai seguir com a mesma linha de aplicação, conforme os anos anteriores, nos quais são postas provas separadas por áreas como matemática, linguagens e ciências da natureza, além da prova de redação. Se você deseja fazer esse formato de prova pela última vez, não perca o prazo de isenção que acontecerá do dia 17 a 28 de abril, no mês que vem, pela Página do Participante.

O valor da taxa de inscrição para o ENEM desde ano ainda não foi informado, mas geralmente está na média de R$ 85,00 até o valor de R$ 90. Porém, se você se enquadra no grupo que obtém direito a garantir o valor da isenção, não pode perder o prazo estabelecido pelo Ministério da Educação. Os resultados do procedimento serão divulgados o dia 8 de maio, com as solicitações dos recursos do dia 8 ao dia 12, sendo o resultado final no dia 19 de maio. Vale salientar, que no mesmo prazo da solicitações das isenções, aconteceram as justificativas de ausência do Enem 2022.

Para solicitar a isenção ou a justificativa de ausência no Enem 2022, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento, de modo que os dados que serão informados sejam os mesmos cadastrados na Receita Federal, afim de que não haja o conflito de informações. Além disso, será necessário também informar o e-mail e n´úmero de celular válido. É importante frisar que do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não garante inscrição no Exame de 2023, o participante deverá se inscrever no período em que o MEC disponibiliza, que será de 5 a 16 de junho. Veja abaixo quem poderá solicitar a isenção e a justificativa de ausência!

Quem pode Solicitar a isenção e Justificativa

  • – O participante que esteja cursando a última série no ano de 2023, de modo que tenha cursado todo o ensino médio na rede pública, ou tenha cursado na rede particular como bolsista integral, além de possuir a renda por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • – Poderá solicitar também aquele ou aquela que  se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estar cadastro no CadÚnico(Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Assim, será necessário informar o número do INSS.
    • – A justificativa de ausência somente poderá ser aplicada nos casos em que o participante obteve a isenção do Exame de 2022 e que não compareceu nos dois dias de prova, porém, que deseja a isenção no ano de 2023. Logo, para que seja comprovada a ausência, será necessário o envio das documentações que comprovem a ausência. Dessa forma, os documentos devem ser legíveis e com as datas devidas correspondentes aos dias, documentos auto declaratórios não serão aceitos. Por fim, os documentos deverão ser enviado em formatos,  PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

  • Fonte: Ministério da Educação