22.4 C
Belo Horizonte
domingo, 25 setembro 2022

Quadro de funcionários da Vale aumenta em MG; veja as vagas

A mineradora Vale tem novas oportunidades de...

Mineradora Vale abre 55 vagas de emprego no Complexo Mariana (MG)

Há vagas de emprego disponíveis na Vale...

CSN Mineração tem vagas abertas em Minas Gerais para eletricista, bombeiro, analista e engenharia

Oportunidades são para trabalho no Complexo de Casa de Pedra, em Congonhas
Portal Mais MinasOportunidadesVagas na Mineração: Vale realiza processo seletivo com mais de 120 oportunidades; saiba mais

Vagas na Mineração: Vale realiza processo seletivo com mais de 120 oportunidades; saiba mais

Empresa oferece aos candidatos a oportunidade de desenvolvimento de carreira em um ambiente diverso e dinâmico e busca talentos recém-formados que queiram contribuir com o seu processo de transformação cultural

A Vale abre nesta sexta-feira (2) as inscrições para os dois Programas de Recém-Graduados 2023 da empresa: o Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista de Engenharia e Geologia. São cerca de 120 vagas para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará e Rio de Janeiro. Para Minas Gerais há mais de 50 vagas, nas cidades de Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Lima, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. Com o objetivo de destacar e potencializar talentos, a Vale busca recém-formados que tenham desejo de aprender e espírito de colaboração para fazer parte de um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade, o respeito e a inclusão. As inscrições vão até 3 de outubro e podem ser feitas em www.vale.com/trainee .

A gerente global de Atração de Talentos da empresa, Mira Noronha, ressalta que os dois programas de recém-graduados oferecem aos candidatos a oportunidade de iniciar e desenvolver uma carreira de sucesso. “O intuito da Vale é permitir que os profissionais selecionados explorem, aprendam e expandam suas habilidades para ocuparem, no médio e no longo prazo, cargos estratégicos na empresa. Valorizamos a diversidade e buscamos candidatos alinhados ao processo de transformação cultural pela qual a Vale está passando”, afirma.

Formada em Engenharia Mecânica no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Larissa Silva se mudou para Itabirito (MG) quando foi aprovada na última edição do Programa Trainee Especialista de Engenharia e Geologia da Vale. Atuando há apenas três meses na empresa, a trainee destaca que está realizando seu sonho profissional. “Trabalhar na Vale tem sido gratificante e desafiador. Sempre tive a ambição de um dia fazer parte desta empresa e hoje tenho a oportunidade de ter uma jornada de aprendizado e uma rotina na área operacional, colocando em prática os conhecimentos que adquiri na faculdade. Fui muito bem acolhida pela minha equipe e tenho todo o suporte para me desenvolver. Sinto como se já trabalhasse na Vale há anos”, afirma.

Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia

Uma das premissas do Programa Trainee Especialista é proporcionar e expandir o conhecimento técnico dos profissionais nas áreas de mineração e logística. Espera-se que os candidatos tenham visão sistêmica e mentalidade digital. No total, são cerca de 80 vagas para pessoas formadas em engenharia ou geologia, com graduação concluída entre dezembro de 2019 e março de 2023, e que tenham disponibilidade de mudança. O programa tem duração de 18 meses e algumas vagas podem exigir inglês intermediário. A trilha de aprendizado será por meio de um curso de formação específico para cada área (mina, ferrovia ou porto) e aplicação prática na rotina de trabalho.

Uma novidade nesta edição é a oportunidade de os trainees especialistas experimentarem posições de supervisão em um curto/médio prazo como uma chance de desenvolvimento e preparação para assumirem posições de liderança no futuro.

Global Trainee Program

Serão cerca de 40 vagas para o Global Trainee Program, que busca candidatos com visão ampla, sistêmica e estratégica do negócio, além de mentalidade digital. O programa terá duração de 18 meses e os profissionais podem ser formados em qualquer curso e ter finalizado a graduação entre julho de 2020 e março de 2023. Também é preciso ter conhecimento do idioma inglês avançado ou fluente e disponibilidade para mudanças e viagens. O programa de desenvolvimento será focado em negócios e gestão de projetos e contará também com job rotations, ou seja, oportunidade de atuar em diversas áreas dentro das operações da empresa no Brasil.

Diversidade

Valorizando a diversidade e buscando a pluralidade, a Vale realizará o processo seletivo de forma oculta até a última etapa. Isto significa que informações como idade e instituição de formação, por exemplo, são omitidas para evitar a influência de vieses inconscientes na seleção.

A empresa busca atingir pelo menos 50% de contratação de mulheres e priorizar a contratação de profissionais negros, PcD e da comunidade LGBTQIA+. O conhecimento avançado da língua inglesa não será um pré-requisito para o Programa Trainee Especialista, ampliando as chances de candidatos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender o idioma neste nível. Além disso, não há limite de idade para se candidatar. O processo seletivo é aberto para recém-graduados de todas as regiões do Brasil e não exige experiência profissional prévia.

Dentre os 113 trainees selecionados em 2022 no Brasil, 67% são mulheres e 71% se identificaram como pretos ou pardos no momento da inscrição. Também há pessoas com deficiência. Todos os profissionais já estão atuando nas áreas para as quais foram selecionados e, atualmente, estão na fase de mentoria com líderes e treinamentos de competências para início de carreira (early leadership skills).

Contratação e benefícios

O processo seletivo do Programa de Recém-Graduados 2023 acontece de setembro deste ano até fevereiro de 2023. A previsão de contratação é em maio de 2023. Além da oportunidade de desenvolvimento e aprendizado, a empresa oferece salário compatível com o de mercado e os seguintes benefícios: participação nos lucros e resultados (PLR); auxílio mudança; plano de previdência privada; assistência médica e odontológica; vale-refeição ou alimentação na empresa (quando aplicável); vale alimentação; auxílio farmácia e seguro de vida em grupo.

Reconhecimento

O Programa de Recém-Graduados da Vale foi reconhecido internacionalmente e ganhou a medalha de ouro na categoria Melhor Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Único ou Inovador na edição 2022 do Brandon Hall Awards. Os prêmios de Excelência Global da Brandon Hall reconhecem organizações que desenvolveram e implantaram com sucesso programas, estratégias, processos e ferramentas com resultados mensuráveis em aprendizagem e desenvolvimento, gestão e aquisição de talentos, desenvolvimento de liderança e áreas relacionadas. O case da Vale foi submetido em parceria com a consultoria BTS. A premiação internacional recebeu inscrições de projetos de empresas de vários países e as candidaturas foram avaliadas por um painel de peritos independentes da indústria e por analistas do grupo Brandon Hall.

Balanço Vale+

A empresa lançou, no final de agosto, a nova edição do Balanço Vale+ em Minas Gerais, relatório semestral sobre sua atuação econômica, social e ambiental. Um dos dados que consta na publicação é que cerca de 39 mil empregos, entre próprios e contratados permanentes, foram mantidos no estado no primeiro semestre deste ano. Para saber mais sobre a atuação e as iniciativas da empresa, acesse: http://www.vale.com/brasil/PT/sustainability/vale-nas-comunidades/minas-gerais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vale

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: