Menu

Samarco contrata técnico, analista e eletricista, em Minas Gerais

Para 2023, a mineradora deve crescer mais 10% do nível atual da sua produção, chegando a produzir entre 8 e 9 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro.
03/03/2023 às 14:45
Tempo de leitura
4 min
Entrada da mineradora Samarco - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Entrada da mineradora Samarco - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Trabalhar na mineração pode ser desafiador devido à natureza da indústria, que envolve trabalhos pesados, perigosos e ao ar livre. No entanto, pode também ser gratificante devido aos salários elevados e ao impacto significativo na economia global. É importante lembrar que a segurança deve ser uma prioridade no local de trabalho. Além disso, as condições de trabalho e horários podem ser desfavoráveis devido ao trabalho em turnos, incluindo a noite e fins de semana.

Visando fazer uma mineração diferente, a Samarco tem a cada dia ampliando a segurança nas suas operações. Atualmente, a mineradora está em 26% da sua capacidade de produção deste que retomou suas atividades após a tragédia em Mariana. A empresa estima voltar a operar com 100% da capacidade em 2028.

Para 2023, a mineradora deve crescer mais 10% do nível atual da sua produção, chegando a produzir entre 8 e 9 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro. A empresa vai investir R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 721 milhões para as obras de descaracterização, em estágio avançado.

Até por isso será possível acompanhar constantemente o surgimento de novas vagas de emprego na companhia, para suprir essa nova demanda operacional.

Neste mês de março de 2023, a Samarco está com três vagas de emprego abertas em Minas Gerais.

Uma das vagas de emprego é para o cargo de técnico de direito minerário, oportunidade que requer formação técnica em Mineração, Técnico em Geologia ou Técnico Agrimensor, ter bom conhecimento em softwares: ARQGIs, QGIs, Autocad ou outros, domínio em geoprocessamento e registro válido no CREA. Além desses requisitos, são desejáveis:

  • Entender sobre órgãos, processos minerais;
  • Conhecer das legislações da ANM;
  • Operar o Jazida e softwares do site da ANM (SIGMINE, Cadastro Mineiro, Sistema Oferta Pública e Leilão de áreas – SOPLE, protocolo digital no SEI);
  • Conhecer sobre mapeamentos em geral;
  • Conhecer a parte fundiária que se relaciona diretamente com direitos minerários.

Outra vaga disponível é para o cargo de analista de relações institucionais, cujos requisitos são:

  • Formação superior completa em Economia, Administração, Sociologia, Antropologia, Comunicação, Relações Públicas e afins;
  • Especialização em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Governança Corporativa e Regional, Relações Institucionais, Gestão de Conflitos/Crise, Gerenciamento de Projetos ou afins;
  • Experiência em mapeamento, relacionamento e engajamento de stakeholders;
  • Atuação em projetos de desenvolvimento territorial e articulação intersetorial para o desenvolvimento sustentável;
  • Articulação entre os campos institucional, social e econômico;
  • Disponibilidade para residir em cidade há mais ou menos 200km de BH.

Por fim, a Samarco também oferta vaga de eletricista, posto que tem como requisitos que o candidato tenha formação técnica Completo em Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica, experiência em manutenção preventiva e corretiva em sistemas elétricos e motores elétricos; terminação e emendas em cabos de alta tensão; manutenção em eletrônica de potência e manutenção e parametrização de reles e inversores de frequência e NR 10 Básico.

Como se candidatar

Os profissionais interessados em alguma das vagas de emprego disponíveis na Samarco podem acessar a página da mineradora no site VAGAS, pelo link vagas.com.br/vagas-de-samarco?. Antes de se candidatar, é importante que o profissional avalie os requisitos da vaga pleiteada para não realizar uma inscrição inválida.

Futuras oportunidades na Samarco podem ser acessadas pelo mesmo link disponível acima. Para isso, o candidato deve acessar a página regularmente e manter o currículo atualizado na plataforma.

De acordo com a mineradora, a empresa “valoriza a Diversidade e Inclusão. Por isso, incentiva que pessoas com deficiência, diferentes raças e orientações sexuais se candidatem às vagas. Incentivamos a busca por melhores desempenhos independente de gênero, ideais e características físicas. Acreditamos que só assim será possível construir uma mineração diferente”.

Sobre a Samarco

A Samarco é uma empresa de mineração de ferro no Brasil. Ela é uma joint venture entre Vale S.A. e BHP Group. A empresa é conhecida por sua mina de ferro em Mariana, Minas Gerais, que é uma das maiores do mundo. Em 2015, houve uma tragédia na região em que a barragem da empresa se rompeu, causando danos significativos às comunidades próximas e ao meio ambiente. Desde então, a Samarco tem trabalhado para reparar os danos e melhorar suas práticas de segurança e responsabilidade ambiental.

Última atualização em 03/03/2023 às 16:01