Menu

Deslizamento causa grande desabamento de casarão histórico em Ouro Preto; veja o vídeo

A Defesa Civil acionou o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ourotran e um geólogo para fazer a avaliação.
13/01/2022 às 10:05
Tempo de leitura
3 min
Foto: Redes sociais
Foto: Redes sociais

Um grande desabamento do Morro da Forca aconteceu na manhã de quinta-feira, 13 de janeiro, na Praça da Estação, em Ouro Preto. A terra atingiu um casarão onde já foi a Secretaria de Agropecuária do Município e o colégio Alfredo Barreta. Veja vídeos:

Ainda de acordo com Jorge Kassis, há mais lugares em Ouro Preto que serão interditados, com risco de deslizamento de terra.

Dois imóveis foram atingidos. Conforme informações da Defesa Civil, tratava-se de edificações com patrimônio tombado. Aproximadamente 500 metros para cada saída foram isoladas e todas a pessoas foram evacuadas de suas residências.

Conforme informações do local, ainda há uma instabilidade do talude. Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos.

Os bombeiros foram acionados por volta de 8h30min para fazer a vistoria do local. Nesse tempo, devido aos problemas estruturais encontrado, toda a área foi evacuada. Um pouco mais tarde, por volta de 9h10min, houve o colapso.

Populares da região central de Ouro Preto relataram que houve um barulho estrondoso. Foi possível ver o desabamento de vários lugares da cidade. A redação do Mais Minas recebeu algumas imagens através das redes sociais. Veja:

Veja mais vídeos do desabamento:

O superintendente da Ourotran, Jorge Kassis, fez um vídeo mostrando a situação da rua após o desabamento. Ele elogiou a Defesa Civil Municipal, que acionou o Departamento de Trânsito para fazer a devida sinalização e prevenir que houvesse alguma pessoa atingida pela terra.

“Ponto para a Defesa Civil que conseguiu se antever ao perigo. Quando a gente sinaliza uma via como a Padre Rolim, por exemplo, sabemos que é importante uma Lima Júnior. Começamos a fazer o isolamento aqui momentos antes desse acidente terrível, que poderia matar quem estivesse no ônibus, carro ou passando a pé. Se a Defesa Civil não tivesse agido rápido, uma tragédia teria acontecido”, disse.

Jorge Kassis também fez o alerta para pessoas que estão furando a sinalização feita pela Ourotran. “As pessoas estão roubando sinalização e querendo furar bloqueio sem a menor dimensão técnica do que está acontecendo. Quantas vidas nós poupamos nessa situação?”

Veja o vídeo:

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fez um boletim sobre o ocorrido:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 05:48