Menu

Orquestra Philarmônica de Uberlândia realiza série de concertos de Natal

29/11/2018 às 11:00
Tempo de leitura
4 min

OPHU – Orquestra Philarmônica de Uberlândia cumpre o seu papel social com a cidade que a abriga, realizando uma série de concertos em espaços públicos e privados da cidade, de forma totalmente gratuita. Para esta série de concertos, convidou a Banda Sinfônica de Uberlândia, o Coral da UFU e o Coral Abrão Calil Neto (de Ituiutaba), que abrilhantam as noites de concertos. Além disso, é a primeira formação sinfônica do orquestra, com metais e madeiras e também percussão, que apresentam as possibilidades musicais e artísticas de todos o grupo envolvido.Com um repertório predominante barroco, a orquestra visita grandes mestres da música mundial. Neste repertório, destacam-se obras de Bach, Vivaldi, Mozart e Händel. Destaque especial deve ser observado no Gloria In Excelsis Deo, da Missa XII de Mozart e também no Medley de Natal, especialmente composto para o orquestra pelo talentoso Marcelo Schimenes.
Apesar da entrada ser gratuita, é facultado ao público a doação de alimentos não perecíveis para auxílio às comunidade assistidas pelos espaços onde o projeto acontecerá:Catedral de São José em Ituiutaba e Catedral Santa Teresinha, em Uberlândia.
A Orquestra é uma iniciativa do Instituto Sergei Diaghilev, e fui fundada em 20 de maio de 2017 por seus  produtores Flávio Freitas e Glauco Fernando Cruz. O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Uberlândia.
Direção Artística: Beatriz De Luca
Bacharel em Música, com habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista, e em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo.
Seus principais professores de regência foram Roberto Tibiricá, Samuel Herr, Abel Rocha e Jorge Salim. Participou de máster classes de regência com Kirk Trevor, Eric Whitacre, Sérgio Igor Chnee, Osvaldo Ferreira e Hans-Peter Schurz. Seus orientadores de composição e orquestração foram Flo Menezes, Abel Rocha, Edson Zampronha, Achille Picchi, Eduardo Escalante e Jorge Kaszás.
Beatriz De Luca tem nacionalidade italiana e brasileira, e reside atualmente no Porto, Portugal. É casada com o clarinetista Elias Borges.
Solista Convidada: Cyrene Paparotti
Iniciou a sua carreira como vencedora do concurso Jovens Concertistas Brasileiros em 1987 no Rio de Janeiro, quando aluna da FASM (Faculdade Santa Marcelina) em São Paulo – Capital, na classe de Neyde Thomas. Prosseguiu seus estudos na França com Mady Mesplé e nos EUA com Anna Mofo e Bissy Roman.  Apresentou-se como recitalista nas principais salas do Brasil (Teatro Municipal do RJ e São Paulo, Sala Cecília Meirelles-RJ, Palácio das Artes em BH), Nova York (Carnegie Hall, Merkin Hall) e em toda a Itália desde Milão e Veneza a Nápoles e Bari.  EmParis foi corista do teatro Municipal Châtelet, apresentando-se muitas vezes como recitalista  na Sala Villa-Lobos.  Na Bahia apresentou-se cantando peças sacras com a OSUFBA e Barroco na Bahia na Catedral do Terreiro de Jesus, Teatro Vila Velha, TCA entre outros.  Em 2015 foi a diretora musical do espetáculo multicultural 1823 A ÓPERA DA LIBERDADE, onde interpretou o papel da heroína Joana Angélica e reapresenta em janeiro 2018.
Serviço
Orquestra Philarmônica de Uberlândia
Concerto: Concerto de Natal
Hot Site: www.filarmonicadeuberlandia.com.br
Entrada: Facultada à doação voluntária de 1kg de alimentos não perecíveis
Locais e Datas:
04 de dezembro de 2018 – 16h
Prefeitura Municipal de Uberlândia – Bloco I
10 de dezembro de 2018 – 20h
Catedral de São José em Ituiutaba – 20h
11 de dezembro de 2018 – 20h
Espaço de Convivência – Campus UFU Santa Mônica
12 de dezembro – 20h
Catedral de Santa Teresinha
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Fotos Imprensa: Foto 1  Foto 2 Foto 3  Créditos: Acervo OPHU
Produtores: Flávio Freitas e Glauco Fernando Cruz
Realização: Instituto Sergei Diaghilev, Artesofia, OPHU

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:57