Menu

Grandes carnavais para você curtir no Brasil em 2019

08/01/2019 às 06:00
Tempo de leitura
4 min

Apesar de ainda estarmos em janeiro, com ressaca das festas do final do ano passado, os brasileiros festeiros já estão pensando onde vão passar os cinco dias de carnaval de 2019, que acontece em março. Pensando nisso, o Mais Minas traz nesta matéria os atrativos e curiosidades das cidades que recebem a folia e arrastam multidões neste período.

O clima, as paisagens, os atrativos turísticos, programação de shows, as tradições e a organização das festas são fatores importantes, que devem contar muito no momento em que o folião vai escolher a cidade em que vai passar o feriado prolongado.

Se você é da folia, vem com a gente conhecer o que acontece nos cinco maiores carnavais do pais.

Manaus

Um dos maiores centros turísticos do Brasil é a capital do Amazonas. Manaus recebe o carnaval de maior público do país, o Carnaboi. É o período em que o Boi-Bumbá , o Caprichoso e o Garantido são rivais em uma tradicional agremiação. Além disso, no Centro Histórico da cidade acontece o desfile de fantasias, que são em sua maioria, muito luxuosas.

Olinda

Localizada em Pernambuco, Olinda é conhecida não apenas pelas suas maravilhosas praias, como também pelo carnaval, onde milhões – isso mesmo, MILHÕES – de pessoas participam das festividades do carnaval que contam com mais de 500 grupos carnavalescos.

Os bonecos de Olinda são conhecidos por descerem as ladeiras da cidade em meio aos foliões. Sem dúvida, para quem gosta de curtir o folclore brasileiro regado a muito frevo e maracatu, este é o melhor lugar.

Rio De Janeiro

Um dos carnavais mais tradicionais do pais, que surgiu em 1892, o carnaval carioca, diferente do que muitos pensam, não se resume apenas aos desfiles de escolas de samba na Sapucaí, que inclusive são enormes, mas também aos blocos de rua, baile de máscaras e banda de rua.

Opções não faltam no Rio de Janeiro para os foliões que desejam curtir a festa carioca. Ao todo, são 27 escolas de samba que desfilam e disputam pelo Grupo Especial e Série A no Sambódromo da Sapucaí, ainda existem escolas nos grupos B, C D e E. Logo, samba é o que não falta!

O bloco Cordão da Bola Preta é o mais conhecido no que diz respeito a carnaval de rua no Rio, além do Monobloco, Herdeiros da Vila, Céu na Terra, Em cima da hora e outros.

Salvador

É um carnaval diferenciado, pois ele não começa junto com o calendário brasileiro, e sim algumas semanas antes e ainda dura alguns dias a mais, ou seja, é “muuuita” festa mesmo.

O carnaval de Salvador/BA é mundialmente conhecido por conta dos trios elétricos que percorrem as ruas da capital baiana, levando os foliões a loucura. Muita energia passa pelos principais circuitos: Dodô ( Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande – Av Sete) e Batatinha (Centro Histórico|). Os trios elétricos de Salvador possuem enormes estruturas, que comportam toneladas de equipamentos de som, luz e cenografia, e quem ficar por conta de puxar o trio precisa de bastante energia. Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Daniela Mercury, Claudia Leitte e outros artistas de peso agitam o carnaval de dia e anoite.

Belo Horizonte

Nos últimos dois anos, o carnaval de Belo Horizonte tem tomado o público de cidades como Ouro Preto e Diamantina, que eram os maiores em Minas Gerais. Isso aconteceu devido ao investimento que a Prefeitura tem feitio na festa.

Muitos blocos e escolas de samba estão desfilando nas ruas da capital mineira, além da organização dos eventos que tem chamado a atenção. A Prefeitura lançou um aplicativo para o público acompanhar a programação e todas as notícias sobre as festividades.

Em 2018, hotéis estavam emprestando fantasia para que os foliões hospedados pudessem curtir a festa em BH.

Enfim, estes são só cinco dos maiores carnavais do Brasil, no entanto, há uma curiosidade que precisamos te contar: o maior carnaval do mundo acontece inacreditavelmente em Arirang (Coréia do Norte), isso mesmo, os “ching lings” são chegados na folia.

Então é isso pessoal, espero que vocês curtam bastante a festa, com responsabilidade. E lembre-se: se beber não dirija. Preserve-se sempre, até a próxima!

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:33