Menu

Ciro Gomes retorna a Ouro Preto para realizar palestra na Semana Jurídica

19/06/2019 às 13:15
Tempo de leitura
3 min

O candidato a presidência do Brasil pelo PDT nas eleições de 2018, Ciro Gomes, virá palestrar na cidade de Ouro Preto, dentro da programação da XI Semana Jurídica do Centro Acadêmico livre dos Estudantes de Direito Pedro Paulo Christóvam dos Santos (CAPP).

O evento acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 18h, no Teatro Ouro Preto, localizado no Centro de Artes e Convenções da cidade. A palestra “Universidade Pública e Projeto Nacional de Desenvolvimento” encerra a programação da Semana Jurídica que celebra os 25 anos do curso de Direito na Universidade Federal de Ouro Preto.

Além de Ciro, o professor Luiz Moreira, discutirá com os presentes o tema “A Crise das Instituições Jurídicas”.

As vagas para o evento são limitadas. As pessoas que se inscreveram na Semana Jurídica, tem vaga garantida para as palestras. Os demais interessados, devem procurar os organizadores do evento, no Centro de Convenções, a partir das 14h. Eles distribuíram senhas até que esgotem as vagas.

Para a aquisição das senhas, os organizadores pedem uma contribuição de R$5,00 e 1kg de alimento não perecível. Os valores arrecadados serão destinados ao CAPP e seus projetos futuros. Os alimentos serão destinados à doação.

Henrique Resende Versiani Machado, 23 anos, estudante de Direito na Universidade Federal de Ouro Preto e presidente do CAPP, conta sobre importância do apoio do Departamento de Direito da universidade, dos professores e da dedicação de todos os membros do CAPP para a realização do evento.

“Ao todo foram realizadas 24 oficinas e 19 palestras entre os dias 1 e 14 de junho. Contamos com a presença de juristas renomados no cenário brasileiro, de ex-alunos e ex-professores. A iniciativa visa buscar um resgate histórico dessa jornada de 25 anos do curso de Direito na Universidade”, afirma o estudante.

Henrique ainda comenta sobre as palestras realizadas pelo CAPP essa semana: “Ontem (18), tivemos a excelente palestra de Kakay, um dos maiores advogados criminalista do Brasil. E hoje (19), temos a honra de trazer, para a palestra que encerra o evento, uma das maiores forças políticas do Brasil na atualidade: Ciro Gomes”, afirma.

Ciro Gomes

É a segunda vez que o político vem a Ouro Preto realizar palestras. No ano passado, Ciro participou do 1º Ciclo de Debates promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto (Assufop). Na ocasião, ele apresentou seu plano de governo e as propostas para a economia e desenvolvimento do país.

Ciro Gomes se formou advogado em 1979 no Ceará, onde também desenvolveu sua carreira política. Foi deputado estadual aos 25 anos, prefeito de Fortaleza aos 31 e Governador do Estado aos 33 anos. Ele chegou a ser ministro da Fazenda de Itamar Franco em 1994 e disputou duas vezes a presidência da república pelo PPS, em 1998 e 2002. No primeiro mandato do governo Lula, ele esteve, por 3 anos à frente da pasta da Integração Nacional, sendo o ministro responsável pela concepção do projeto de transposição do rio São Francisco. No ano passado, Ciro disputou a presidência da república pelo partido que atualmente é vice-presidente, o PDT.

COMENTÁRIOS