Menu

Centenário: Festa do Pastel de Angu fecha semana do aniversário de Itabirito em grande estilo

12/09/2023 às 15:56
Tempo de leitura
3 min
Frejat - Foto: divulgação/prefeitur
Frejat - Foto: divulgação/prefeitur

Fechando com chave de ouro a semana de aniversário de 100 anos do município, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, realizou entre os dias 8 e 10 de setembro a tradicional Festa do Pastel de Angu. O evento ocorreu no Complexo Turístico da Estação. 

A programação da festa contou com 11 atrações locais e três nacionais. A estrutura preparada garantiu conforto e segurança ao público.  

“Neste ano, a Festa do Pastel de Angu se tornou ainda mais especial, marcando o centenário da nossa cidade. Estamos felizes por poder apreciar uma boa música e degustar a nossa joia gastronômica”, afirmou o prefeito Orlando Caldeira. 

+ Belo Horizonte se prepara para receber Juliette e sua turnê “Ciclone”

Joia gastronômica de Itabirito 

Fruto da história de Itabirito, o pastel de angu é produzido artesanalmente por diversas mantenedoras. O tradicional concurso premiou, na categoria recheio inovador, as mantenedoras Rosália Cristina (1º lugar), Valéria Ferreira (2º lugar) e Conceição Moreira (3º lugar). Na categoria do recheio tradicional de umbigo de banana, a vencedora foi Nadil Aguiar. 

“Conquistar o primeiro lugar é muito gratificante e emocionante. Comecei com a minha mãe, ela foi a base de tudo. Dedico essa vitória à memória dela”, comemorou Rosália Cristina. 

Release - Festa do Pastel de Angu (5)
Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito

Foram avaliados critérios como fidelidade aos ingredientes básicos, originalidade do preparo, sabor e harmonia dos ingredientes e inovação na composição do recheio.  

“O nosso pastel de angu é um patrimônio muito importante para a cultura e para o turismo de Itabirito. A festa é um momento de celebrar e valorizar as mantenedoras pelo belíssimo trabalho de preservação da nossa tradição”, ressaltou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Junia Melillo.

Atrações nacionais 

A programação reuniu grandes nomes da música brasileira. Elba Ramalho, Fábio Jr e Frejat subiram ao palco da Festa do Pastel de Angu.  

“É uma honra para mim. Eu fui muito bem recebida e acolhida. Parabenizo Itabirito pelo aniversário e pela Festa do Pastel de Angu”, destacou Elba Ramalho.  

Com um show que reuniu público de diversas idades, Fábio Jr. parabenizou Itabirito pelo centenário e agradeceu o carinho do público local. “Sempre digo: se não fosse cada um dos fãs, eu nem existiria. É uma relação verdadeira e de muito amor”.  

“É muito bacana vir em uma data tão importante para a cidade. O público estava maravilhoso e a festa estava linda. Foi uma noite muito especial”, reiterou Frejat.

Fábio Júnior – Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito
Elba Ramalho – Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito

Fonte: prefeitura de Itabirito