Menu

FAOP entrega mais de 50 obras restauradas às comunidades mineiras em 2019

16/12/2019 às 21:00
Tempo de leitura
3 min

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP realizou, ao longo do ano de 2019 até o momento, a entrega de 56 obras restauradas às comunidades mineiras. Há ainda um total de 134 trabalhos de restauração em andamento, entre escultura, pintura de cavalete e papel.

Durante o ano, mais de 20 comunidades foram atendidas. A ação é gratuita, com a exceção de serviços terceirizados, e, em alguns casos, com a demanda de materiais específicos e o transporte das obras. O conselheiro do Patrimônio Cultural da cidade de Formiga | MG, Gustavo Ferreira, acompanhou a restauração de três esculturas da Paróquia São Vicente Férrer, entregues à comunidade em novembro desse ano. “Para nós, o restauro das obras ajuda a contar a história da cidade. Isso traz, além da devoção, o contexto histórico. Então, retornar com essas esculturas às características originais delas, mais do que isso, preservar diante do estado que elas estavam de deterioração, enche o nosso coração de alegria. Gostaríamos muito de agradecer à FAOP. Sem essa parceria a gente não teria conseguido o restauro. Estamos muito felizes por esse restauro e impressionados com o trabalho profissional, didático e carinhoso que a equipe teve conosco” destaca Gustavo.

As restaurações são realizadas pelos alunos do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob supervisão de professores e monitoria da equipe técnica. Esse processo se configura como estágio curricular obrigatório. A coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da FAOP, Ana Paula Mendes, explica que “os alunos recebem as obras a partir do 2° módulo do Curso. Assim, a turma se divide em grupos por acervo, de acordo com o grau de complexidade de cada obra. Inicialmente é feita uma proposta de tratamento e testes, e, em seguida, dá-se início aos trabalhos de restauro”, ressalta.

Os representantes das comunidades ou paróquias interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Conservação e Restauração, por meio do telefone (31) 3551-2014 ou pelo e-mail: [email protected]. A partir desse contato, um cadastro é realizado. De acordo com a demanda do Núcleo, a equipe da FAOP vai até o local onde a obra se encontra para fazer as devidas avaliações.

Leia também: Busto esculpido por Aleijadinho voltará definitivamente a Ouro Preto

COMENTÁRIOS
Última atualização em 16/09/2021 às 19:02