Menu

Pesquisa da CNI aponta áreas com falta de profissionais qualificados

19/02/2020 às 14:30
Tempo de leitura
2 min

Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que mesmo com os altos índices de desemprego, cinco em cada dez empresas estão com dificuldade de encontrar profissionais competente nas áreas estratégicas.

O problema atinge todas as áreas das empresas. Mas é maior na área de produção. Entre as empresas que relatam a falta de trabalhador qualificado, 96% afirmam que têm dificuldades para contratar operadores. Ainda na área de produção, 90% das empresas dizem que enfrentam dificuldades para encontrar trabalhadores de nível técnico.

A CNI constatou também que há falta de profissionais qualificados em:

  • vendas e marketing (82%);

  • administrativa (81%);

  • engenharia (77%);

  • gerencial (75%);

  • pesquisa e desenvolvimento (74%).

Embora concordem que as empresas precisam investir em qualificação dos trabalhadores, 88% dos empresários dizem que enfrentam dificuldades para fazer investimentos em formação da mão de obra.

Essa falta de mão de obra qualificada impacta diversos setores, desde a automotiva, indústria de transformação, até aqueles relacionados à construção civil, como profissionais que atuam concreto para piso, operadores de máquinas, técnicos de manutenção, dentre outros.

“Os maiores impactos recaem sobre a produtividade da empresa e qualidade do produto. Ou seja, o problema afeta diretamente a competitividade da indústria brasileira”, alerta a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, o prejuízo da falta de mão de obra qualificada sobre o objetivo de adquirir e absorver novas tecnologias é maior nas grandes indústrias. Nesse segmento, o problema teve 31% das assinalações. Entre as pequenas indústrias, o número de respostas foi de 13%.

Veja também: Vagas de emprego na Gerdau, em Minas Gerais