Menu

Pioneira na TV, atriz Ruth de Souza morre aos 98 anos

28/07/2019 às 15:21
Tempo de leitura
2 min

Morreu na tarde deste domingo (28), a atriz Ruth de Souza, aos 98 anos. A atriz estava internada no Centro de Tratamento Intensivo em um hospital no Rio de Janeiro. Ruth estava tratando uma pneumonia desde o início da semana.

A atriz foi uma das pioneiras da televisão, sendo a primeira mulher brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema. A atriz foi indicada, em 1954, ao prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza, na Itália.

Além disso, Ruth se consagrou como a primeira mulher negra a construir carreira na televisão, no teatro e no cinema brasileiro. Neste ano, a atriz foi homenageada no carnaval do Rio de Janeiro pela Escola de Samba Acadêmicos do Santa Cruz.

Com mais de 20 novelas no currículo, a última participação da atriz na televisão foi na minissérie “Se eu fechar os olhos agora”, da rede globo. A minissérie foi transmitida esse ano pela emissora brasileira. Ruth também participou de outras novelas de sucesso, como “Sinhá Moça”, de 1986, e “O bem amado”, de 1973.

No cinema e no teatro, a atriz participou de diversas produções. Nascida em 1921, e de origem pobre, Ruth era filha de um lavrador e uma lavadeira. A atriz declarou que sempre sonhou em trabalhar como atriz, mas na época, por ser negra, ficou chateada por não saber como conseguiria realizar o sonho.

Nas redes sociais, colegas de trabalho e fãs lamentaram a morte da atriz. Veja algumas das publicações:

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS