Menu

Os 4 alimentos mais ricos em nutrientes do planeta

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores
07/05/2022 às 14:15
Tempo de leitura
5 min
Alho
Alho

Você pode comer apenas uma quantidade limitada de comida em um único dia.

Para maximizar a quantidade de nutrientes que você ingere, faz sentido gastar seu orçamento de calorias com sabedoria, escolhendo os alimentos que contêm a maior quantidade e variedade de nutrientes.

Aqui estão os 11 alimentos mais ricos em nutrientes do planeta.

1. Salmão

Salmão
Salmão

Nem todos os peixes são criados iguais.

Salmão e outros tipos de peixes gordurosos contêm mais ácidos graxos ômega-3 .

Os ômega-3 são extremamente importantes para o funcionamento ideal do seu corpo. Eles estão ligados à melhoria do bem-estar e a um menor risco de muitas doenças graves.

Embora o salmão seja valorizado principalmente por sua composição benéfica de ácidos graxos, ele também contém grandes quantidades de outros nutrientes.

Uma porção de 100 gramas de salmão selvagem do Atlântico contém cerca de 2,2 gramas de ômega-3, juntamente com muita proteína animal de alta qualidade e amplas vitaminas e minerais, incluindo grandes quantidades de magnésio, potássio, selênio e vitaminas do complexo B.

É uma boa ideia comer peixe gordo pelo menos uma ou duas vezes por semana para obter todos os ômega-3 que seu corpo precisa.

Estudos mostram que as pessoas que comem peixe gordo regularmente têm um risco menor de doenças cardíacas, demência, depressão e muitas outras condições comuns de saúde.

O salmão tem um gosto bom e é bastante simples de preparar. Também tende a fazer você se sentir satisfeito com relativamente poucas calorias.

Se puder, escolha salmão selvagem em vez de de viveiro. É mais nutritivo, tem uma melhor proporção de ômega-6 para ômega-3 e é menos provável que contenha contaminantes.

RESUMO

Peixes gordurosos como o salmão são carregados com ácidos graxos benéficos, proteínas, vitaminas e minerais. É uma boa ideia comer peixe gordo pelo menos uma vez por semana.

2. Couve

Couve
Couve

De todas as folhas verdes, a couve é a rainha.

É carregado com vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e vários compostos bioativos.

A couve é especialmente rica em vitamina C, vitamina A, vitamina K1. Também contém grandes quantidades de vitamina B6, potássio, cálcio, magnésio, cobre e manganês. Uma porção de uma xícara tem apenas 9 calorias.

A couve pode ser ainda mais saudável que o espinafre. Ambos são muito nutritivos, mas a couve é mais baixa em oxalatos, substâncias que podem ligar minerais como o cálcio no intestino, impedindo que sejam absorvidos.

Couve e outras verduras também são ricas em vários compostos bioativos, incluindo isotiocianatos e indol-3-carbinol, que demonstraram combater o câncer em estudos em tubo de ensaio e em animais.

RESUMO

A couve é um dos vegetais mais ricos em nutrientes que você pode comer, contendo grandes quantidades de vitaminas, minerais e compostos potencialmente contra o câncer.

3. Algas marinhas

Algas Marinhas

O mar tem mais do que apenas peixes. Ele também contém grandes quantidades de vegetação.

Existem milhares de espécies diferentes de plantas no oceano, algumas das quais são muito nutritivas. Normalmente, eles são referidos coletivamente como algas marinhas.

As algas marinhas são populares em pratos como sushi. Muitos pratos de sushi incluem um tipo de alga conhecida como nori, que é usada como embrulho comestível.

Em muitos casos, as algas marinhas são ainda mais nutritivas do que os vegetais terrestres. É particularmente rico em minerais como cálcio, ferro, magnésio e manganês.

Também é carregado com vários compostos bioativos, incluindo ficocianinas e carotenóides. Algumas dessas substâncias são antioxidantes com poderosas capacidades anti-inflamatórias.

Mas as algas realmente brilham em seu alto teor de iodo, um mineral que seu corpo usa para produzir hormônios da tireoide.

Apenas comer uma alga com alto teor de iodo, como alga marinha, algumas vezes por mês, pode dar ao seu corpo todo o iodo de que ele precisa.

Se você não gosta do sabor da alga, também pode tomá-la em forma de suplemento. Comprimidos de algas secas são muito baratos e carregados de iodo.

RESUMO

Os vegetais do mar são altamente nutritivos, mas raramente consumidos no Ocidente. Eles são particularmente ricos em iodo, que é essencial para a função ideal da tireóide.

4. Alho

Os 4 alimentos mais ricos em nutrientes do planeta
Alho

O alho é realmente um ingrediente incrível.

Pode transformar todos os tipos de pratos sem graça em deliciosos e é muito nutritivo.

É rico em vitaminas C, B1 e B6, bem como cálcio, potássio, cobre, manganês e selênio.

O alho também é rico em compostos de enxofre benéficos, como a alicina.

Muitos estudos sugerem que a alicina e o alho podem reduzir a pressão arterial, bem como o colesterol total e o LDL (ruim). Também ajuda a aumentar o colesterol HDL (bom), reduzindo potencialmente o risco de doença cardíaca no futuro.

O alho também tem várias propriedades de combate ao câncer . Alguns estudos mais antigos sugerem que as pessoas que comem muito alho têm um risco muito menor de vários tipos de câncer comuns, especialmente câncer de cólon e estômago.

O alho cru também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas significativas.

RESUMO

O alho é saboroso e saudável. É altamente nutritivo e contém compostos bioativos que confirmaram propriedades de combate a doenças.

+ Veja outros alimentos ricos em nutrientes no site da Health