Menu

Saiba como cultivar bromélias a partir de mudas ‘filhotes’

08/09/2022 às 07:43
Tempo de leitura
5 min
Bromélia - Imagem: Canva
Bromélia - Imagem: Canva

As bromélias pertencem ao grupo de plantas tropical ou semitropical e são muito populares. Sendo uma das plantas mais fáceis de cultivar, além de ser colorida e permanecer em flor durante muito tempo, é também vulgarmente utilizada pelos floristas como planta de “presente”. Dessa forma, mesmo os não familiarizados com as bromélias, por vezes, encontram-se na posse de uma planta que não é difícil de cultivar.

Um dos aspectos mais surpreendentes do ciclo de vida das bromélias é que, para a maioria das espécies, elas morrem após a floração. Não entrem em pânico: não o fazem de imediato. Normalmente permanecem atraentes durante muito tempo, mesmo depois de as flores terem murchado. Eventualmente, porém, a planta não produzirá qualquer novo crescimento e tornar-se-á gradualmente menos atraente e começará a morrer.

Antes de morrer, a maioria das bromélias emite ramos a partir da base. Estas pequenas plântulas, ou “cachorrinhos”, podem ser utilizadas para cultivar a próxima geração. O dicionário define descendentes como cachorros de cães ou outros animais, mas os jardineiros usam o termo para se referirem aos rebentos ou plantas que se formam na base de algumas plantas, particularmente bromélias.

Uma planta geralmente produz vários descendentes, por isso normalmente acaba-se com mais bromélias do que se começou. As plântulas são separadas da planta original em qualquer altura depois de terem crescido cerca de um terço do tamanho da planta-mãe. Isto pode ser feito antes da planta original morrer ou tornar-se pouco atractiva.

Se a planta original se tornou pouco atraente e pretende removê-la depois de remover a descendência, retire tudo do vaso para facilitar o trabalho. Utilizando uma faca afiada ou uma podadora manual, cortar a descendência da planta-mãe no ponto em que esta é unida. Idealmente, a descendência deveria ter algum desenvolvimento radicular, mas se não tiver, não há problema. Os cachorros formarão as suas próprias raízes depois de terem sido enclausurados.

Se a planta original ainda for bonita, esta separação pode ser feita sem remover a planta do vaso. Basta usar a faca para cortar as plântulas enquanto a planta-mãe ainda está no vaso. Uma vez removidas as plântulas, a planta original pode continuar a crescer até se tornar inestética e ser descartada.

Uma vez separados os descendentes, estes devem ser envasados. A maioria das bromélias faz melhor quando cultivadas como um único espécime. Observe como a bromélias estava a crescer quando a comprou. Se houver apenas uma planta no vaso, esta é geralmente a melhor maneira de cultivar o tipo que se tem.

Colocar cada cachorro individualmente num pequeno pote (geralmente um pote de 3 ou 4 polegadas é suficiente). Utilizar uma terra solta e de drenagem rápida para vasos. Também se pode utilizar uma terra de vaso com a adição de um pouco de perlite ou casca de pinheiro finamente moída para aumentar a drenagem.

Se no momento da compra a planta estava a crescer em aglomerados, pode-se optar por continuar a cultivar a bromélias em aglomerados. Neste caso, a prole é geralmente deixada a crescer toda junta no mesmo vaso e a planta original é simplesmente cortada quando morre. Uma alternativa seria remover os pintos, como indicado acima, e colocá-los em vasos individualmente para criar mais plantas – ou colocá-los todos juntos para um efeito mais completo.

Uma vez que os pintos recém envasados têm pouco ou nenhum sistema de raízes, podem inicialmente precisar de ser apoiados. Isto pode ser feito colocando duas ou três pequenas estacas à volta da planta (paus ou lápis estão bem colocados) até estarem bem enraizados. Não plantar as mudas demasiado profundas numa tentativa de as apoiar. As bromélias não devem ser plantadas mais profundamente do que a base das folhas mais baixas.

Durante a fase de enraizamento, manter as plantas em plena luz, mas um pouco menos do que o fornecido às plantas já estabelecidas. Manter o solo húmido, mas não constantemente molhado. Se a bromélias é uma que forma uma chávena com folhas, não se esqueça de a manter cheia de água. Quando os jovens estão bem enraizados, fornecer mais luz.

A luz adequada é crucial para uma planta que cresce desde a juventude até à floração. A floração, com bons cuidados, ocorre geralmente um a três anos após a separação da planta-mãe. A maioria das pessoas tem mais sucesso nas bromélias floridas quando colocam as plantas no exterior durante os meses quentes de Abril a Outubro. Algumas horas de sol de manhã e sombra durante o resto do dia parece funcionar bem para muitos tipos de bromélias. Abundância de luz, calor e humidade estimula o crescimento e torna a floração mais provável.

É bom saber que quando você compra uma bromélia ou a recebe de presente, espero que acabe com mais plantas do que começou. Essa é uma das grandes alegrias do cultivo de bromélias e por que elas são tão divertidas de colecionar. Você sempre tem extras para compartilhar com amigos ou trocar com novos tipos. Compartilhar filhotes de bromélias é uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades de propagação de plantas.

COMENTÁRIOS