Menu

Ataque contra a democracia do dia 8/1: Polícia Federal realiza operação em Ouro Preto

Passaporte e notebook foram apreendidos na operação
14/02/2023 às 10:49
Tempo de leitura
2 min
Foto: divulgação/Polícia Federal
Foto: divulgação/Polícia Federal

 A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (14/2), a sexta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, em Minas Gerais, incluindo a cidade de Ouro Preto, no bairro Bauxita, e nos estados de Goiás, Paraná, Sergipe e São Paulo.

Passaporte e notebook foram apreendidos na operação
Passaporte e notebook foram apreendidos na operação – Foto: Polícia Federal

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail [email protected]

COMENTÁRIOS
Última atualização em 14/02/2023 às 12:17