Menu

Alexandre Kalil lidera pesquisa eleitoral à Prefeitura de Belo Horizonte com 43,6%

07/12/2019 às 14:43
Tempo de leitura
3 min

No dia 5 de dezembro, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou o resultado de uma nova pesquisa eleitoral referente às eleições municipais de 2020 em Belo Horizonte. Segundo a pesquisa, no Cenário 1, o atual prefeito da capital, Alexandre Kalil (PSD), lidera com folga a corrida eleitoral, com 43,6%. O segundo nome escolhido entre os eleitores é o do ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que surge com 12,1% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em seguida aparecem Áurea Carolina (PSOL), com 4,9%, João Vitor Xavier (Cidadania), com 4,7%, André Quintão (PT) e Eros Biondini (PROS), ambos com 4,6%, Professor Wendel (Solidariedade), com 3,2%, Gabriel Azevedo (PHS), com 1,7%, Luísa Barreto (PSDB), com 1,2%, Bruno Engler (PSL), com 0,9%, e Mateus Simões (Novo), com 0,9%.

Os que não souberam ou que não optaram por nenhum dos candidatos somam-se em 17,7%.

No Cenário 1, a pesquisa considerou a candidatura do ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB) – Crédito da imagem: Paraná Pesquisas

No Cenário 2 da pesquisa estimada, que desconsidera a candidatura de Márcio Lacerda, a vantagem do atual prefeito de Belo Horizonte é ainda maior, próxima até de vencer às eleições no 1º turno. Nesse cenário, Alexandre Kalil tem 48,6% das intenções de voto, seguido de André Quintão e João Vitor Xavier, ambos com 5,9%. Áurea Carolina surge na pesquisa com 5,5%, seguida por Eros Biondini, com 5,3%, Professor Wendel, com 3,8%, Luísa Barreto, com 2%, Mateus Simões, com 1,7%, e Bruno Engler, com 0,9%.

Os que não souberam ou que não optaram por nenhum dos candidatos somam-se em 20,3%.

No Cenário 2, a pesquisa estimulada desconsiderou Márcio Lacerda como candidato à Prefeitura de Belo Horizonte – Crédito da imagem: Paraná Pesquisas

Na pesquisa espontânea, aquela em que não são apresentados os nomes dos candidatos para os participantes da pesquisas, Alexandre Kalil foi citado por 16,7% dos entrevistados. Os demais candidatos aparecem com os seguintes percentuais: Marcio Lacerda, com 1%; Áurea Carolina, com 0,6%; Eros Biondini, Fernando Pimentel e João Vitor Xavier, todos com 0,4%; André Quintão, João Leite e Patrus Ananias, todos com 0,2%.

Outros nomes além dos citados acima aparecem com 2,2%. Os que não souberem ou que optaram por ninguém somam-se em 77,6%.

Dados da pesquisa espontânea, em que o eleitor não tem acesso a uma lista pré-definida de nomes – Crédito da imagem: Paraná Pesquisas

Avaliação da administração do prefeito Alexandre Kalil

O Instituto Paraná Pesquisas também fez o levantamento da avaliação dos eleitores sobre a gestão de Alexandre Kalil. Para 56% dos entrevistados, a gestão é ótima ou boa. Os que acham a gestão regular são 26%. 16% dos eleitores avaliaram o governo como ruim ou péssimo. Os que não sabem ou não opinaram foram 2%.

Pesquisa mostra que para os eleitores belo-horizontinos, Kalil faz uma boa administração na capital – Crédito da imagem: Paraná Pesquisas

Dados da Pesquisa

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 812 eleitores de diferentes faixas etárias, grau de escolaridade e posição geográfica. O levantamento foi realizado entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro de 2019. A pesquisa tem um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de, aproximadamente, 3,5% para os resultados gerais.

Para acessar os dados completos da pesquisa, clique aqui.