Quais os números dos candidatos à Prefeitura de Ouro Preto?

Ouro-pretanos vão às urnas no próximo dia 15 escolher seus representantes para o mandato 2021-2024

Está chegando o dia em que todo o brasileiro poderá exercer a cidadania, escolhendo os governantes municipais pelos próximos quatro anos. A escolha do próximo prefeito e vereadores dos municípios ocorre no domingo, 15 de novembro, entre 7h e 17h. Em Ouro Preto, para o cargo máximo do Executivo, não é diferente. Como não há segundo turno na cidade histórica, o próximo administrador municipal já será escolhido no domingo. Veja às chapas que disputam o voto do eleitor e seus respectivos números.

PrefeitoVicePartido PrincipalPartidos ColigadosNº do Candidato
Angelo OswaldoRegina BragaPartido VerdeRepublicanos, PL, PCdoB
Rede e PSB
43
Júlio PimentaTico MirandaMDBCidadania, PDT, PSD, PT, PP e Avante15
Prof. ClesioProf. Geraldo GomesDemocracia Cristã27
Prof.ª Suely XavierProf. Zé EduardoPSOL50
Zé LeandroGleiser BoroniPSCPSL, PSDB e DEM20

Na última semana, o partido Solidariedade retirou a candidatura da chapa formada por Caio Bueno e Aline Lopes, reduzindo o número de chapas de seis para cinco. É por esse motivo que o nome do ex-candidato não aparece na tabela.

Votos dados a números que não representem nenhum candidato serão anulados. Na urna também consta a tecla de cor branca escrito a palavra “Branco”, disponível para o eleitor que não opte por nenhum candidato. Esses votos são invalidados.

Durante o mês de outubro, o Mais Mina realizou sabatinas com os candidatos Angelo Oswaldo, Professora Suely, Professor Clesio e com o agora ex-candidato Caio. As entrevistas podem ser assistidas neste link.

Quantos votos cada partido em Ouro Preto precisa ter para eleger um vereador?

O processo de Sistema Proporcional de Votação, no qual escolhemos os vereadores e deputados, é por muitas vezes de difícil compreensão para o eleitorado. Muitas das vezes, não necessariamente, vence às Eleições o candidato que foi mais votado. Para ajudar a entender esse processo, preparamos um artigo explicando o que os partidos precisam fazer para eleger um representante na Câmara Municipal. Saiba mais clicando aqui.

É importante ressaltar que no dia da votação, o eleitor irá escolher primeiramente o vereador, e só na na sequência dará o voto para prefeito.