Definidas às chapas que concorrerão à eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara de Mariana; presidente eleito assume prefeitura interinamente

Definidas às chapas que concorrerão à eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara de Mariana; vereador eleito assume prefeitura interinamente
Imagem: Câmara de Mariana/Divulgação

Nesta quarta-feira (30), a Câmara de Mariana registrou a candidatura de duas chapas compostas por vereadores que concorrerão à eleição para presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário da Mesa Diretora que conduzirá o Legislativo Municipal nos próximos dois anos (2021-2022). Além disso, o presidente eleito será o prefeito interino do município até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o recurso interposto pela defesa de Celso Cota, candidato mais bem votado na última eleição, mas que foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral em 1ª e 2ª instâncias. A tendência é que o caso entre em análise no TSE ainda em janeiro de 2021, após o recesso judiciário.

O processo de inscrição das candidaturas à presidência da Câmara foi regulamentado pela Resolução nº 05/2020 e as chapas poderiam ser registradas impreterivelmente na data de hoje, no período de 12h às 17h. A Chapa 01 foi inscrita às 15h55 e traz o vereador Juliano Vasconcelos Gonçalves “Juliano Duarte” (CIDADANIA), irmão do atual prefeito Duarte Júnior, como candidato a presidente, acompanhado do vereador Ronaldo Alves Bento (PSB) como candidato a vice-presidente; e dos vereadores Pedro Ulisses Coimbra Vieira “Pedrinho Salete” (CIDADANIA) e João Bosco Cerceau Ibrahim (PDT), como 1º e 2º secretário, respectivamente.

Chapa 02, protocolada às 16h50, é composta pelo vereador Marcelo Monteiro Macedo (MDB) como candidato a presidente e pelos vereadores José Antunes Vieira (MDB), Ricardo de Miranda Thomaz (REPUBLICANOS) e Manoel Douglas Soares de Oliveira “Preto do Mercado” (PV), como candidatos à vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, respectivamente.

A eleição da Mesa Diretora será realizada durante a sessão solene de posse dos vereadores eleitos e diplomados para exercerem a Legislatura 2021-2024, que será realizada dia 1º de janeiro de 2021, às 16h. Devido à pandemia do novo coronavírus e em atendimento às recomendações do Comitê Gestor de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, a solenidade é restrita e será transmitida ao vivo pelo site da Câmara, pelo Youtube e também pelo Facebook.

Deixe um comentário

Rodolpho Bohrer

Rodolpho Julio Marci Bohrer é socio-fundador e diretor geral do Mais Minas. Estuda jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul e atualmente é repórter de política, cidades e loterias.

Contato: comunicacao@maisminas.org