“Temos o dever de mudar”, diz Angelo Oswaldo no discurso de posse como prefeito de Ouro Preto

"Temos o dever de mudar", diz Angelo Oswaldo no discurso de posse como prefeito de Ouro Preto
Angelo Oswaldo em discurso de posse - Imagem: Câmara de Ouro Preto/Reprodução

Angelo Oswaldo assumiu, nesta sexta-feira (1) e pela quarta vez, a prefeitura de Ouro Preto. Em seu discurso de posse, no Centro de Artes e Convenções da Ufop, o prefeito eleito criticou o governo anterior, de Júlio Pimenta, dizendo que “quem acreditou na nossa vitória não pode querer que venhamos a repetir os erros que condenamos”. Em outro momento, o prefeito eleito afirma sobre a mudança que o seu governo terá em relação ao governo anterior: “temos o dever de mudar”, afirma o prefeito.

O discurso de Angelo na cerimônia de posse foi transmitido pela Câmara de Ouro Preto hoje pelo seu canal no Youtube.

Parte do discurso de posse de Ângelo Oswaldo:

Excelentíssimo vereador Luiz Gonzaga de Oliveira, nosso amigo Luiz de Morro, presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, no início de seu quarto mandato, Luiz Gonzaga assume a Câmara Municipal com essa experiência do seus três mandatos anteriores. De uma grande vivência junto ao povo de Ouro Preto, na cidade e nos distritos, e com toda segurança, ver bem este ambiente [microfone fica mudo]… A centésima sexagésima sexta Legislatura da Câmara Municipal de Ouro Preto. A segunda Câmara das 853 de Minas Gerais. A nossa Câmara foi criada em julho de 1711 e está aí hoje demonstrando [microfone fica mudo].. à escolha de sua Mesa Diretora, o que evidencia um desejo de unidade, um desejo de participação e de busca dos melhores caminhos para o povo de Ouro Preto. Saúdo os demais para direção da Câmara. O vereador Sandrinho, o mais votado é o vice-presidente da Câmara Municipal. Às nossas congratulações na certeza que você traz a sua energia jovem, a sua liderança [microfone fica instável]… Quero cumprimentar também o vereador Matheus Pacheco, eleito secretário, função executiva ao lado do presidente. É um cargo de grande relevância na vida do Legislativo e o mais jovem vereador eleito – 24 anos. É um dos vereadores mais bem votados e também uma grande revelação das urnas de 2020. Saúdo o segundo secretário, vereador Naércio França, que veio de uma experiência grande, na assessoria da Câmara de vereadores, tendo trabalhado com a vereadora Regina Braga, e chega à Câmara Municipal com toda sua carga de sabedoria, de conhecimento. É um assistente social formado em nível superior com uma grande experiência na lida com o nosso povo. Então temos aí uma mesa muito capaz e uma Câmara muito unida, o que é muito importante para a vida do Legislativo [microfone fica instável]… Cumprimento Regina Braga, vereadora por cinco mandatos e agora vice-prefeita, com toda também essa experiência no Legislativo, na vida pública, na militância política, no contato direto com a nossa população. Ela traz toda essa bagagem rica para a prefeitura de Ouro Preto e nós vamos compartilhar esse trabalho. Vamos realizar uma missão muito bonita.

Senhoras e senhores, internautas que nos acompanham, jornalistas, meus colegas, que fazem a cobertura deste evento, começo pelos agradecimentos. Gosto de dizer que nasci no dia de santo Ambrósio, o grande bispo de Milão, lá no início do cristianismo, e com ele aprendi que a maior virtude do ser humano é a gratidão. Devemos [microfone fica mudo]… e agradecer. Quero agradecer à Regina Braga, por ter sido companheira nessa jornada que nos trouxe até aqui [microfone fica mudo]… quando temos a responsabilidade de estar à frente do executivo de Ouro Preto. Temos certeza, Regina, que nós vamos fazer um belo trabalho, vamos vencer os desafios. Eu digo que temos estado numa maratona. É um obstáculo atrás do outro e felizmente vamos vencendo todos. Inclusive venci até o coronavírus e conseguir estar aqui com o laudo negativado, com a determinação, afinco, a garra, que me veio de toda essa força do processo eleitoral direto com o nosso povo. Com as orações e as preces do povo ouro-pretano, visando um futuro melhor para todos.

Quero agradecer também os companheiros e companheiras da campanha. Um bonito vídeo que vimos agora resgata e evoca exatamente o entusiasmo, a confiança, a certeza da maioria do povo ouro-pretano no sentido de que essa mudança era necessária e que nós estávamos no caminho certo para empreender a corrida com um bom futuro melhor para todos. Quero agradecer a cada qual deles, cada uma e cada uma, que todos que participaram da campanha de uma maneira ou de outra. Agradecer até aqueles que torceram por nós secretamente, escapando da pressão e da opressão, que torceram e apoiaram de alguma maneira, e acreditaram.

A resistência foi grande. Essa confiança foi enorme. Tá aí o resultado positivo de de novembro. Quero agradecer à mulher ouro-pretana pelo papel importante que teve na nossa eleição. Tanto pela participação da Regina, representando a mulher ouro-pretana que compõe a maioria do eleitorado. A mulher que guia essa participação com a presença de Regina Braga com papel determinante no processo de escolha da chapa vencedora. Agradecer aos jovens que acreditaram no momento de tanto desalento , desencanto, desemprego, desilusão, frustação, tantas, tantas promessas que se perderam. Tantas ofertas que não se consumaram. Promessas, esperança, ilusões, acenos, e os jovens perseveraram. Os jovens foram votar. Os jovens acreditaram mais uma vez na possibilidade de transformação positiva da realidade. Agradecer aos mais velhos, os idosos, que compõe uma parcela importante do nosso eleitorado… continua…

Assista a íntegra do discurso a partir das 1h50mi do vídeo:

Deixe um comentário

Rodolpho Bohrer

Rodolpho Julio Marci Bohrer é socio-fundador e diretor geral do Mais Minas. Estuda jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul e atualmente é repórter de política, cidades e loterias.

Contato: comunicacao@maisminas.org