Movimentos sociais realizam carreata em Ouro Preto a favor do impeachment de Bolsonaro; ato ocorre neste sábado (23.jan)

Neste sábado, 23 de janeiro, ocorre em Ouro Preto uma carreata a favor do impeachment do Presidente da República Jair Bolsonaro. O ato é organizado pelos sindicatos SINASEFE IFMG, ADUFOP e SINDSFOP, e está marcado para iniciar a partir das 15h, com concentração no posto Shell, do bairro São Cristóvão, na saída para Belo Horizonte.

Movimentos sociais realizam carreata em Ouro Preto a favor do impeachment de Bolsonaro; ato ocorre neste sábado (23.jan)

Organizadores da manifestação justificam o ato dizendo que “o povo brasileiro está morrendo vítima do negacionismo genocida encabeçado pelo Presidente da República e apoiado pelo Ministério da Saúde, os quais insistem em menosprezar a mortalidade do Coronavírus”. E vão além, citando todo o imbróglio relacionados à vacinação do Brasil: “o desgoverno Bolsonaro é incapaz de assegurar vacinas para o povo brasileiro colocando o Brasil no último lugar da fila mundial em busca do imunizante”.

Outras carreatas a favor do impeachment de Bolsonaro estão sendo organizadas em outros municípios brasileiros e devem ocorrer também neste sábado. A capital Belo Horizonte deve ser uma delas.

Atualmente, 61 processos pedidos de afastamento estão na “gaveta” do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, responsável por acolher ou arquivar as petições.

Em Ouro Preto, serão grupos de Esquerda os responsáveis pela convocação da manifestação. Contudo, em outras cidades, grupos de Direita como o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua — organizações que protagonizaram a mobilização pela derrubada da então presidente Dilma Rousseff em 2016 — também estão convocando manifestantes, mas para um ato separado, no domingo (24.jan), pela manhã. Apesar das divergências, ambos os lados atualmente apoiam o afastamento de Bolsonaro da Presidência da República.