The news is by your side.

Mariana tem mais um mês favorável e saldo de empregos gerados no município em 2023 passa de mil

A recente atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revela que Mariana-MG continua gerando empregos formais desde o mês de fevereiro de 2023, chegando a um acumulado de 1.159 vagas no ano.

Depois de uma queda de 107 empregos no mês de janeiro, a cidade teve desempenho positivo em todo os meses seguidos, com dados disponíveis até junho. Veja a seguir o desempenho mês a mês do ano de 2023:

  • Janeiro – 107 empregos perdidos
  • Fevereiro -113 empregos gerados
  • Março – 532 empregos gerados
  • Abril – 208 empregos gerados
  • Maio – 130 empregos gerados
  • Junho – 283 empregos gerados

O setor que mais produziu vagas em Mariana foi o de construção civil, com saldo de 1.184. O que tem pior desempenho é o de comércio, que registra déficit de 114 postos de trabalho. O setor industrial criou 82 oportunidades, enquanto a agropecuária perdeu 15 vagas, no acumulado do ano.

Vagas produzidas em Mariana
Imagem: reprodução/CAGED

Do total de vagas produzidas, há um descompasso quanto à questão de gênero, já que 82% delas foram ocupadas por homens. No tocante ao nível de escolaridade, 611 postos de trabalho foram ocupados por profissionais com Ensino Médio completo. O saldo de vagas para pessoas com nível superior é negativo, com o registro de 23 vagas perdidas.

Na cidade vizinha Ouro Preto, o comportamento é semelhante quanto ao número de emprego gerados em Mariana. Por lá, 1.619 postos de trabalho foram produzidos em todo o ano de 2023, considerando o período de janeiro a junho.