Menu

Cinco coisas que você precisa saber sobre o Dia Internacional da Mulher

08/03/2018 às 12:13
Tempo de leitura
2 min

Quinta-feira, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, um evento realizado em todo o mundo para comemorar a luta pelos direitos das mulheres.

Aqui estão cinco fatos sobre o Dia Internacional da Mulher: 

1. Originalmente chamado Dia Internacional da Mulher Trabalhista, foi celebrado pela primeira vez em 28 de fevereiro de 1909, em Nova York, em memória de uma greve de 1908 do International Ladies ‘Garment Workers’ Union, quando 15 mil trabalhadoras, incluindo muitos imigrantes, marcharam pela cidade mais baixa lado leste para exigir direitos sociais e políticos.
2. O primeiro Dia Internacional Moderno da Mulher foi realizado em 1914, cinco anos após a sua criação, em 8 de março. O dia foi escolhido porque era um domingo, que a maioria das mulheres teria trabalho fora, permitindo-lhes participar de marchas e outros eventos, e tem sido celebrado nessa data desde então.
3. O dia foi declarado feriado nacional na União Soviética em 1917 e foi predominantemente celebrado pelo movimento socialista e pelos países comunistas até que foi adotado pela ONU em 1977. Desde 1996, a ONU atribuiu um tema a cada IWD. O tema deste ano é “O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”.
4. De acordo com as Nações Unidas, é “um dia em que as mulheres são reconhecidas por suas conquistas sem considerar as divisões, nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas”. É uma ocasião para rever as lutas e realizações do passado, e mais importante, para olhar para o potencial inexplorado e as oportunidades que esperam futuras gerações de mulheres”.
5. O dia é agora um feriado oficial em vários países, incluindo o Afeganistão, Camboja, Mongólia, Vietnã e Zâmbia e para mulheres apenas em países como China, Madagascar e Nepal.
Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:49