Menu

Natura propõe movimento feminino #SouMaisQueUmRótulo

30/08/2019 às 21:46
Tempo de leitura
5 min

A campanha da natura, #SouMaisQueUmRótulo, divulgada na última semana de agosto, propõe a reflexão de um hábito comum da sociedade: rotular pessoas. A ação está circulando desde o último sábado (24), nos anúncios de TV e vídeos no Youtube. Nas imagens divulgadas, 18 mulheres aparecem retirando “rótulos” da pele, como “inconstante”, “agressiva”, “dramática” e “sensível”.

Personalidades femininas fortes como Cléo Pires, Iza e Kyra Gracie fazem parte da campanha, com outras mulheres, para falar sobre o tema, que na atualidade, o universo feminino é um dos maiores alvos destas rotulações.

O movimento #SouMaisQueUmRótulo, criada pela agência Africa, faz parte de uma nova etapa de divulgação da marca, trazendo um conceito de pluralidade: “Você não é uma só. Nem a sua pele”. A produção da campanha foi feita pela YOURMAMA, com direção da dupla FIGAS, com o intuito de chamar a atenção das mulheres que são rotuladas pela idade, pela personalidade, aparência ou pelas atitudes.

A linha Natura Tododia busca abordar discussões sobre a aceitação da mulher sobre si mesma pela autoestima. A ideia é romper com rótulos impostos pela sociedade, deixando a rotina e os pensamentos femininos mais leves. Afinal, as mulheres são donas de si mesmas e precisam estar além de uma imposição social.

YouTube video

A rotulação feminina é fato, e por muitas vezes, rotuladas por algo que não são, por algo que não se identificam ou por algo que a sociedade impõe. Vários destes adjetivos apresentados na campanha são usados frequentemente quando alguém vai se referir a uma mulher.

A sociedade, muitas vezes superficial, enxerga aquilo que quer enxergar. Diversas vezes, as pessoas não estão dispostas a “mergulharem” na personalidade do outro, ou no seu ponto mais íntimo. Preferindo manter relações rasas, em um mundo cercado de rotulações.

As redescobertas íntimas diárias, rotuladas de “inconstâncias”, a quebra de uma imposição da sociedade de uma imagem “delicada” de mulher, rotulada de “agressividade”, ou até mesmo o contrário, como dias emotivos rotulados de “drama” ou “sensibilidade”.

Assim como citou Cléo Pires em seu perfil do Instagram, “Todas nós temos o direito de mudar, de errar, de questionar, de sermos quem a gente quiser, hoje e sempre!”

A quebra das rotulações

Quando pensamos na rotulação de um “corpo capa de revista”, difundido por campanhas publicitárias, idealizamos um corpo jovem, magro, belo e sem qualquer tipo de imperfeições. Além da ideia de que, quanto mais esculpido for o seu corpo e quanto mais dentro do padrão você estiver, mais feliz e bem resolvida você será.

Entretanto a campanha da Natura vem quebrando com esse cenário. A produção audiovisual te convida a quebrar rotulações. Com um elenco 100% feminino, entre mulheres brancas, negras, loiras, morenas, de cabelo liso, cacheado, trançado, colorido, de corpos magros ou gordos, o vídeo afirma que ser mulher é muito mais que viver padrões e aceitar rótulos, é ser autêntica, quebrar rótulos, não sendo capaz de caber em uma única definição.

“De tão automático o comportamento, não percebemos o quanto rotular nos faz mal e nos limita”, explica Sophie Schonburg, diretora executiva de Criação da África. “Com essa campanha, queremos falar sobre o assunto, estimular a reflexão e mostrar que podemos desafiar os rótulos que nos dão”, complementa.

Cléo Pires homenageia e agradece em seu Instagram, a sua mãe, e a diversas outras mulheres. Estimulando que o universo feminino se livre também dos rótulos. “Para todas as mulheres que libertaram-se dos rótulos, fica aqui registrado o meu muito obrigada, vocês me inspiram a não me limitar pela opinião machista e rasa dos outros sobre mim”.

Cleo Pires

Cléo Pires – Crédito da foto: reprodução/Instagram

Kyra Gracie, lutadora brasileira, pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu e primeira mulher da família a conquistar uma faixa preta na modalidade, e a competir ativamente no esporte, também fez parte da campanha, e afirma em suas redes sociais a felicidade em fazer parte do movimento. “Muito feliz em fazer parte dessa campanha linda de @naturabroficial ❤️Curtiram? #SouMaisQueUmRotulo”

Kyra Gracie

Kyra Gracie – Crédito da foto: reprodução/Instagram

A campanha que vai além

Indo além dos famosos, dos anúncios de TV e dos vídeos no Youtube, a campanha da Natura atingiu diversos internautas, entre eles, diversas mulheres que, hoje, depois de muito cuidado e trabalho para quebrar padrões, rótulos e tendências, se sentem felizes sendo quem verdadeiramente são.

A corrida pela perfeição é muitas vezes, uma corrida sem linha de chegada. A busca pelo corpo ideal, pelo cabelo perfeito ou pela pele mais bem cuidada, nunca vai ser capaz de ser cem por cento eficaz e feliz, uma vez que, o que é considerado bonito deve ir muito além dos padrões impostos pela sociedade. O corpo ideal, o cabelo perfeito e a pele mais bem cuidada, cabe a pessoa, dona de si mesma, se sentir bem e feliz.

Os rótulos impostos pela sociedade deixam de fazer sentido, a partir do momento em que você aceita quem você é. Quando você deixa de participar da corrida pela perfeição e aceita que os rótulos são poucos demais, para uma pessoa que é tanto, você se transforma e quebra com opiniões rasas de algo que nunca vai te definir.

A #SouMaisQueUmRótulo, da Natura viralizou na plataforma do twitter e incentivou diversas mulheres, confira:

COMENTÁRIOS