Belo HorizonteNotíciasTecnologia

Prefeitura de BH disponibiliza plataforma para denunciar ação de flanelinhas

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) disponibilizou um novo recurso que possibilita denunciar a  atuação de flanelinhas em vias públicas.

O sistema está inserido no PBH App, aplicativo da prefeitura, por meio do qual é possível realizar diversas outras solicitações de serviços públicos, como solicitações de troca de lâmpadas, fiscalização de obras ou reformas, manutenção em praças, canteiros e áreas verdes, entre outros.

A função de flanelinha, sem a devida regulamentação, configura  crime de tentativa de extorsão, na medida em que o flanelinha exige do motorista o pagamento de um valor em dinheiro para estacionar o veículo em espaço púbico.

Através da nova plataforma, o cidadão poderá apontar no mapa, em um determinado ponto, onde o flanelinha está atuando. Além disso, o envio de uma foto da cena pode ser feito pelo próprio aplicativo.

Prefeitura  de BH disponibiliza plataforma para denunciar ação flanelinhas
O PBH App está disponível para download gratuito para aparelhos Android e IOS. – Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Para utilizar o canal de denúncia, é preciso baixar gratuitamente o aplicativo PBH App no celular ou tablet.  Após instalar o aplicativo, é necessário cadastrar o nome, o CPF  e um e-mail valido para que o cidadão possa se tornar um usuário da plataforma.

Depois de se tornar usuário, basta clicar no item “Solicitar serviços” e escolher a opção “Locais de atuação de flanelinhas em vias públicas”. Em seguida, uma caixa de diálogo é aberta e o usuário poderá então descrever o que acontece e, caso queira, enviar uma foto do ato para fazer a denúncia.

Os dados enviados pelo usuário  serão então  encaminhados diretamente à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, auxiliando de maneira efetiva no mapeamento e no planejamento de ações contra a prática.

A administração da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte garante que o sigilo sobre as informações do usuário que realizar a denúncia será mantido.

Fechar