Menu

Prefeitura de Catas Altas inicia reforma da Matriz de Nossa Senhora da Conceição

23/08/2019 às 11:20
Tempo de leitura
2 min

A Prefeitura de Catas Altas iniciou as obras de reforma e pintura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. As intervenções fazem parte do projeto “Preserve” que objetiva preservar e recuperar o patrimônio religioso, histórico e cultural por meio de intervenções nos templos católicos e no acervo sacro do município.

No total, os trabalhos devem durar cerca de seis meses e vão contemplar: restauração de todas as esquadrias de madeira (portas, janelas e balaústres), cimalhas e barroteamento; preparação e limpeza superficial de todas as paredes externas com remoção de toda a camada existente; pintura externa; recolocação de vidros; preparação e limpeza do cruzeiro da praça Monsenhor Mendes; e limpeza dos sinos, do chafariz, das pedras e ornatos de cantaria. Deste modo, a obra está estimada em R$ 225.816,79.

Localizada na praça central de Catas Altas, a igreja permanece inacabada, mas apresenta elementos raros da arquitetura mineira. Os altares laterais da nave são da primeira metade do século XVIII. É considerada um dos principais patrimônios do município. Teve sua construção iniciada em 1729, substituindo a ‘Matriz velha’ por ser ela pequena e não comportar o número de fiéis da comunidade. 

A igreja é edificada em madeira, taipa e pedra e é de uma simplicidade característica do rococó mineiro. Internamente a igreja é bastante rica em detalhes de talha branca e dourada. É comum notar a ornamentação em madeira crua, pintura branca e pintura definitiva, e isto está relacionado com as três fases distintas de construção, sendo que algumas obras ficaram inacabadas.

Além da igreja Matriz, a prefeitura vai reformar e pintar a igreja do Rosário e a capela do Bonfim. Os projetos foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a Matriz e pelo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para a igreja do Rosário e capela.

COMENTÁRIOS