The news is by your side.

Prefeitura de Itabirito amplia serviços de atendimento na Rede Pública de Saúde

Na última quinta-feira (11), a Prefeitura de Itabirito anunciou que, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando os serviços na rede pública. Ao todo, está previsto um aumento no número de colaboradores das Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e investimentos em novas estruturas em saúde, que segundo a prefeitura, irão colocar o município em posição de destaque na região.

Na Unidade de Pronto Atendimento Celso Matos, houve um aumento de 30% no número de técnicos em enfermagem, 50% no número de farmacêuticos e 250% no número de médicos. O quadro de funcionários de um dos principais locais de atendimento do município contam com 82 técnicos, 6 enfermeiros e 7 médicos no momento.

Unidade de Pronto Atendimento Celso Matos da Silva, importante ponto de atendimento aos itabiritenses. Foto: Prefeitura de Itabirito / Reprodução

Além do aumento no quadro de colaboradores, a Prefeitura também trabalha no aumento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o objetivo de atender, por bairro, e atender as demandas exigidas pela população. O bairro Santa Efigênia também conta com uma nova estrutura, que já está em funcionamento. Já os bairros Água Limpa e Portões serão beneficiados com unidades de saúde que já estão em construção.

Na zona rural, as unidades de apoio à saúde em São Gonçalo do Bação, Córrego do Bação, Ribeirão do Eixo e Bom Sucesso receberam melhorias e ampliações para melhorar o atendimento à comunidade.

Leia também: Prefeitura de Itabirito inicia imunização contra gripe

Dengue

Diante da epidemia de dengue, a Prefeitura também precisou se movimentar para reduzir os casos no município e otimizar o atendimento para a população. Por esse motivo, a partir do próximo sábado (13), as UBS estarão abertas para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya nos finais de semana.

As unidades da Vila Gonçalo e São José estarão abertas, de forma emergencial, das 8h às 20h, e será uma forma de otimizar os trabalhos das UPAs, para onde os casos mais graves serão encaminhados. De acordo com a Secretária de Saúde Cleusa Claudino, essa é uma medida importante que vai deixar o sistema de saúde da cidade mais fluído, mas para isso, precisa da colaboração de todos:

A abertura das duas UBS aos sábados e domingos vai colaborar para reduzir o número de pessoas que aguardam atendimento na UPA. Mas, para o sistema funcionar, é preciso que toda a população colabore e procure uma das duas UBS em casos leves e, a UPA, somente em casos graves da doença ou de outras enfermidades.

Cleusa Claudino, Secretária de Saúde de Itabirito.

Nesta fase da epidemia, a população precisa aliar forças ao poder público. A Prefeitura está realizando ações de combate à doença em diversas frentes e preza pelo atendimento humanizado e ágil para todos que necessitarem. A colaboração de todos é que fará a diferença neste momento!

Cleusa Claudino, Secretária de Saúde de Itabirito