Ultimate magazine theme for WordPress.

Prefeitura de Itabirito e Vale trabalham pela segurança do carnaval 2020

Parceria com a Vale garante medidas de segurança para os foliões durante o evento.

A Prefeitura de Itabirito trabalha para definir as medidas necessárias para a segurança da população durante a realização do Itabirito Folia 2020, que acontece entre os dias 19 e 25 de fevereiro. “A Defesa Civil recebe, diariamente, relatórios do Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale, sobre a situação das barragens de Forquilha I, II, III e IV. Após o recebimento das informações é realizada uma avaliação e, caso seja constatado alguma alteração nos dados, as informações são repassadas à população para o acionamento do plano de emergência”, explica Filipe Delabrida, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Para a segurança do Itabirito Folia 2020, a Defesa Civil elaborou um plano de evacuação, de acordo com o Circuito do Carnaval, que conta com rotas de fuga e pontos de encontro, em que são tomadas as ações para retirada dos moradores, comerciantes e foliões da possível área da mancha. “O Bombeiro Municipal e a Guarda Civil, dentre todos os envolvidos no plano de emergência, estão em alerta e conscientes das medidas a serem tomadas em caso de rompimento de barragem”, acrescenta o coordenador.

O Prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, destaca que estão sendo realizadas reuniões com a Vale para tratar sobre a segurança dos foliões durante o Carnaval, já que o Centro da cidade está dentro da “mancha da lama em um possível rompimento da barragem”. “A Vale nos garantiu que já existem todos os PE e PI, que são os Pontos de Informação e Pontos Estratégicos, para orientar a população. Também, estão garantidas todas as condições para que o Carnaval ocorra de forma tranquila”, conta o prefeito.

Orlando Caldeira explica que a Prefeitura levou, para análise, o local onde o Carnaval acontece, para a realização de um plano estratégico de garantia de segurança de todos durante a festa. “Então a possibilidade de não ocorrer o Carnaval é zero. E está confirmado o Carnaval com todas as garantias colocadas pela Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, e a própria Vale, que disponibiliza seus equipamentos para nos dar essa tranquilidade”, encerra.

Durante o Carnaval, a Vale continuará realizando o monitoramento 24 horas da situação das barragens e também será responsável pela divulgação das orientações, com distribuição de panfletos, sinalização e funcionários à disposição. O evento também conta com uma equipe formada por Bombeiros Civis, seguranças, Polícia Militar, Bombeiro e Guarda municipais, em tempo integral, para garantir a segurança dos foliões.

Mais informações

Nos pontos de encontro fora da área da mancha há um veículo de emergência, com alto-falante, para alertar a população sempre que necessário. Para mais esclarecimentos, os cidadãos também podem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo número (31) 3561-7433 ou ir à sede, localizada no segundo andar do Terminal Rodoviário, BR- 356, Km 59.

Comentários do Facebook