Menu

Quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro é estável, afirma equipe médica

14/09/2019 às 17:00
Tempo de leitura
3 min

Um dia após a retirada da sonda nasogástrica, o quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro (PSL), se mantém estável neste sábado (14). De acordo com a equipe médica responsável pelo presidente, Bolsonaro apresenta uma melhora progressiva.

A sonda, que se conectava do nariz ao estômago, foi retirada nesta sexta-feira (13). O tubo, colocado na última terça (10), tinha a função de auxiliar na saída do ar que se acumulou no estômago e no intestino do presidente.

Após a retirada da sonda, Bolsonaro voltou a receber dieta líquida, que estava suspensa desde terça, sendo substituída pela nutrição parental endovenosa (pelas veias).

Dessa forma, as duas alimentações foram mantidas. A alimentação líquida agora está “totalmente liberada”, segundo o cirurgião Antônio Macedo, que cuida do presidente.

De acordo com o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, o presidente já está caminhando e também está bem-humorado. Em sua rede social, Bolsonaro publicou um vídeo caminhando pelos corredores do hospital.

– Retiramos a sonda nasogástrica, iniciamos a alimentação líquida oral e continuamos com fortalecimento alimentar venoso! Sem dor e nos recuperando mais rápido que esperávamos! Se Deus quiser, mais cedo que o previsto sairemos do hospital e mais nenhum problema acontecerá devido a esta maldita facada! ??

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Friday, September 13, 2019

 

Segundo os médicos, Jair Bolsonaro está sem febre e sem dor, com sinal de melhora dos movimentos intestinais. O paciente fez também, sessões de fisioterapia respiratória e motora para uma melhor recuperação.

Dessa forma, Jair Bolsonaro ficará fora do cargo por mais tempo do que o previsto inicial, atendendo a orientações médicas. A equipe sugeriu um período mais longo de descanso. Sendo assim, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) ocupa o posto até terça-feira.

Ainda não há previsão de alta, entretanto, a estimativa é de que Bolsonaro seja liberado até esta terça-feira (17).

Sonda é retirada e Jair Bolsonaro já se alimenta por via oral

A retirada da sonda já estava prevista para quinta ou sexa-feira, já que a drenagem feita reduziu significativamente de um dia para o outro e Jair Bolsonaro começou a ter função intestinal. A alimentação do presidente é feita por meio de uma dieta líquida. Além disso, a avaliação da recuperação de Bolsonaro é tida como positiva.

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 01/09/2020 às 20:34