Menu

Jornal da Globo Solta Nota Sobre o Caso de Racismo de William Waack

09/11/2017 às 23:48
Tempo de leitura
2 min

Os brasileiros foram surpreendidos na última quarta-feira, 08 de novembro, quando um vídeo do apresentador William Waack, do Jornal da Globo, viralizou nas redes sociais. O vídeo mostra o apresentador cometendo um ato racista, ao ser incomodado pelo barulho de buzina próximo ao local onde ele fazia a cobertura das eleições dos Estados Unidos em 2016.

Ao ser incomodado com um “buzinasso”, supostamente de um carro, William Waack solta a seguinte frases: “Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar, porque eu sei quem é…“. Logo depois ele se vira para um dos comentaristas das eleições, Paulo Sotero, que está ao seu lado e diz “É preto“. Não entendendo o que William Waack disse, o comentarista político faz a interrogação “hã?” e Willian Waack diz novamente “É coisa de preto!“, gerando gargalhadas em Paulo Sotero, que em seguida diz “sim” e simultaneamente balança a cabeça fazendo um gesto de afirmação.

Veja a cena no vídeo a seguir:

YouTube video

Após a repercussão na internet, a Rede Globo decidiu afastar o jornalista até que a situação esteja esclarecida. Na última exibição do programa, a também apresentadora do telejornal da madrugada, Renata Lo Prete, narrou a nota publicada mais cedo pelo G1.

A nota na íntegra, diz o seguinte:

“A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.

Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.”

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:06