Menu

Pão de Queijo, de Minas Gerais para o mundo

17/08/2018 às 13:40
Tempo de leitura
6 min

O pão de queijo é uma receita 100% mineira. Supõe-se que a receita existe a partir do século XVIII, quando um escravo das Minas Gerais teve a grande ideia de misturar as sobras do queijo de seu mestre com a farinha de mandioca. É assim que o pão de queijo nasceu, todavia, tornou-se popular apenas nos anos 50.

Hoje, milhões de pães de queijo são consumidos diariamente nas mesas brasileiras e de outras partes do mundo, como Colômbia, Argentina, Paraguai e Equador.

Em poucas palavras, o pão de queijo é macio com uma migalha que derrete na boca e uma crosta firme, delicada, muito fina e ao mesmo tempo crocante em sensação e som. Seu sabor rico, bom aroma e textura identificam o pão de queijo em qualquer parte do mundo e por isso é tão desejado sem distinção de país.

Para analisar a constituição da essência do pão de queijo, é necessário identificar as nossas origens, a nossa cultura. O pão de queijo, essencialmente, tem três culturas diferentes: a cultura indígena, portuguesa e africana.

Da cultura indígena, temos a mandioca como seu alimento básico e primeiro produto da terra que os portugueses conheceram, apelidando-a de “a rainha do Brasil”, como definiu Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro.

Por suas vez, os portugueses incorporaram a farinha de mandioca nas suas composições culinárias, uma vez que nós ainda não plantávamos o trigo.

Posteriormente, as africanas exercendo o trabalho doméstico, começaram a fazer pães com a farinha de mandioca, graças as suas habilidades.

No decorrer do tempo, as culturas foram se cruzando e se unificando, fazendo com que o pão de queijo ganhasse outros ingredientes, como o leite, os ovos e o queijo, tornando-se essa delícia que é hoje.

De manhã, à tarde ou no fim da noite, quem não gosta de um pão de queijo? O trem é bão demais da conta e tem um dia só para ele: 17 de agosto – Dia do Pão de Queijo.

Para comemorar esse dia especial, a equipe do Mais Minas, que não podia ficar de fora dessa delícia, trouxe receita e dicas de recheio de pão de queijo. Você pode arriscar que essa receita vai ser tudo de bom.

Junte os amigos e familiares e faça um rodizio de pão de queijo.

Receita de Pão de Queijo

INGREDIENTES

  • 2 copos americanos de leite
  • 1 copo americano de água
  • 1/3 de copo americano de óleo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 500 g de polvilho doce
  • Queijo ralado a gosto
  • 3 ovos inteiros

MODO DE PREPARO

  1. Ferva o leite com a água e o óleo
  2. Em uma vasilha misture o polvilho e o sal
  3. Jogue o liquido fervido e misture com uma colher grande
  4. Espere esfriar e despeje o queijo ralado e os ovos
  5. Misture a massa com a mão amassando bem até virar uma cola caseira dura
  6. Faça bolinhas do tamanho que preferir
  7. Asse em forno bem quente até dourar
  8. Sirva quentinho

Dicas de Recheio:

1) Requeijão
Mais que tradicional, esse queijo, cremoso ou em barra, parece o arroz e feijão do lanche. Experimente colocá-lo assim que o pão de queijo sair do forno, e essa delícia vai derreter de um jeito incrível. Mas cuidado para não se queimar, hein?

2) Cheddar
Ele já conquistou seu espaço nos hambúrgueres, mas não quer parar por aí! O cheddar enfrenta uma disputa acirrada com o tradicional requeijão, mas não fica atrás não, tá? O sabor forte desse queijo cai muito bem com a receita mineira. Teste e comprove!

3) Brigadeiro (oi?)
É isso mesmo que você leu! O queridinho das festas infantis invadiu a hora do lanche e tá afim de novas parcerias! Já sabemos que combinar doce e salgado pode assustar, mas quase nunca decepciona! Tá liberado para cair em tentação, ok?

4) Doce de Leite
Para tudo! Duas tradições juntas, só pode dar coisa boa! Se já misturamos o doce de leite com queijo minas, porque não com o pão de queijo? Também é difícil algo não combinar com o doce de leite! Tão irreverente que vale até sair da dieta, né?

5) Carne de hambúrguer, alface e tomate
Se os sanduíches podem ser feitos com pão francês, integral, de forma, porque não, com pão de queijo? Ótima refeição para substituir o almoço, seja na correria do dia ou mesmo para sair da rotina. Tem quem se arrisque a colocar umas batatinhas fritas para acompanhar, hein! Hummmm…

6) Carne seca
Desfiadinha e saborosa. A carne seca já ficou conhecida nos recheios de pizzas e empadas. Mas, parece que ela quer expandir negócio (rsrs). Próxima parada: Minas Gerais e seu pão de queijo. E pode falar? Deu muito certo. Quase um mini sanduíche.

7) Goiabada e queijo Minas
Um Romeu e Julieta reformulado! Talvez uma mistura pouco conhecida, mas não menos gostosa. O sabor da goiaba contrasta muito bem com a leveza do pão de queijo. Outra dupla antiga que não teria como dar errado!

8) Com ovo frito
Está sem opção em casa para rechear seu pão de queijo? Não mais! Ovo nunca falta na geladeira, então pegue a frigideira e mãos na massa! Mais simples, impossível. Com a gema mole, então! Mistura dos Deuses, viu?

9) Patê de atum
Essa também é aquela combinação caseira: misture maionese, creme de leite e uma e atum enlatado e seu recheio está pronto. Só tenha cuidado, porque você pode perder as contas de quantos pães de queijo já comeu depois de provar esse patê, ok?

10) Presunto e mussarela
O famoso misto quente, agora no seu pão de queijo! Prático e rápido. Não precisa levar ao fogo e nem esperar! Uma fatia de presunto e uma de mussarela e não se fala mais nisso! Esse misto dá para comer a qualquer hora do dia! Democrático, né?

11) Linguiça
Famosa nas paradas de estrada, a linguiça serve de tira-gosto ou para completar uma refeição. E esse prato pode, e deve, ser feito com o pão de queijo! A combinação ficou boa demais! Não importa se a linguiça é de frango, pernil ou lombo! Dá para repetir, hein…

Não ficou dúvida de que o nosso pão de queijo é mais que democrático, né? Delícia demais!

Última atualização em 19/08/2022 às 10:54