Menu

WhatsApp ou Telegram: qual é o melhor?

09/03/2020 às 18:56
Tempo de leitura
3 min

Atualmente, o Telegram e o WhatsApp são os aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados pelos usuários no mundo. O WhatsApp é, provavelmente, o que a maioria das pessoas conhece e usa e que agora, junto com o Facebook e o Instagram, pertence a Mark Zuckerberg. Por outro lado, o Telegram, desde o início, mostrou que sabe trabalhar muito tão bem quanto o Whatsapp.

Partindo do princípio, ambos os aplicativos são muito simples e intuitivos de instalar e apenas os conectam ao seu número de telefone para obter a lista completa dos contatos, para que você saiba quem está utilizando eles.

Entretanto, o Telegram faz coisas que o Whatsapp não pode fazer, como permitir que adicionemos pessoas com quem queremos conversar, sem ter o número de telefone, podendo conversar com as pessoas que estejam próximas. Para isso, basta ir na seção “Contatos” e clicar em “Adicionar contatos próximos”. Se a outra pessoa fizer o mesmo, automaticamente o perfil dela aparecerá para você.

O Telegram está disponível em qualquer plataforma e dispositivo, mesmo que simultaneamente e mesmo que você não tenha um smartphone, ao contrário do Whatsapp, você pode controlar a partir das configurações quais e quantos dispositivos estão conectados ao seu número, para que você saiba que se conectou ao seu número e a qualquer momento para desconectar todos os dispositivos que você não reconhece.

O Whatsapp envia fotos, vídeos, áudio e localização de até 16 mega (compactando arquivos mais pesados ​​sempre que possível), enquanto no Telegram é possível enviar qualquer arquivo (não apenas os listados) que não exceda 1,5 GB de peso. Dessa forma, a qualidade dos arquivos não é perdida durante o compartilhamento.

Os arquivos são criptografados em níveis muito altos, portanto, é muito mais seguro que o Whatsapp. Inclusive, o Telegram chegou a desafiar hackers a descriptografar conversas de bate-papo. Com o Whatsapp, por outro lado, é exatamente o oposto: diversas vezes pudemos observar o quanto é fácil driblar o sistema de segurança, que é de qualidade muito mais baixa.

O Telegram também tem a possibilidade de criar conversas secretas nas quais as mensagens se autodestroem após um período de tempo escolhido pelo usuário, no qual não é possível tirar uma captura de tela da tela e, portanto, ainda mais difícil de interceptar. Além disso, os bate-papos podem editar mensagens e corrigir erros ortográficos, excluir mensagens enviadas e recebidas sem deixar rastro. A exclusão de mensagens do Whatsapp é viável apenas para o seu e apenas dentro de um período específico, e, além disso, o outro usuário sempre saberá que você excluiu algo do bate-papo. Mas isso não termina aí: é possível criar uma infinidade de adesivos personalizados com fotos, imagens e muito mais.

Por fim, devemos lembrar que o Telegram é independente das outras redes sociais e, se algo no sistema entrar em bug, pode acontecer que todas as redes sociais juntas (Facebook, Whatsapp, Instagram) parem de funcionar e, nesses casos, você sempre terá o bate-papo do Telegram ativo.

Em suma, o Telegram possui mais vantagens que o WhatsApp, mas ambos facilitam o nosso dia a dia e a nossa comunicação com as outras pessoas.

COMENTÁRIOS