Elis Bohrer
Elis Bohrer
Elis Bohrer é estudante de jornalismo e réporter de entretenimento e cidades no Mais Minas. Contato: [email protected]

Influenciador digital: como ganhar seguidores no Instagram

Para se destacar nas redes como influenciador é necessário ter alguns conhecimentos básicos sobre a área. No Brasil, há uma crescente tanto na demanda quanto no número de pessoas desejando alavancar a carreira e lançarem sua imagem para ser usada no mercado e-commerce. Pensando nisso, resolvemos dar uma “mãozinha” para quem quer ganhar mais seguidores no Instagram.

Vamos começar logo avisando para quem pensa em ser influenciador, que o glamour da profissão fica somente frente a câmera do celular, o restante do tempo, o “famosinho da internet” passa trabalhando duro e estudando para tentar melhorar suas publicações. Esse mercado é extremamente competitivo, tem muita gente boa, outras nem tanto, porém com números expressivos de seguidores. O lado positivo é que se você for uma pessoa dinâmica e criativa, pode se dar bem.

Salientamos que o melhor caminho para se destacar nesse meio é o do crescimento orgânico. Comprar seguidores, além de contribuir para que sua taxa de engajamento caia, pode fazer o influencer ser mal visto pelas empresas, tendo em vista que a maioria possui conhecimento dessa prática, que é por sinal muito desonesta.

O Instagram é uma das plataformas mais completas em termos de redes sociais. Através do aplicativo é possível gravar e publicar vídeos curtos e longos, fotos, fazer lives, conversar, vender e encaminhar as pessoas para outros links. Sem dúvida é um aplicativo promissor.

Nicho ou segmentação

Existe muita gente perdida nas redes, querendo usar todo o conhecimento que adquiriram ao longo da vida, sendo que seus seguidores querem ouvir assuntos específicos.

A dica aqui é além de seguir um nicho, segmentar, ou seja, especificar o seu campo ao máximo possível, por exemplo, existem influenciadoras digitais que falam sobre maquiagem, e existe uma dentre essas que fala sobre batons. Ela apresenta sempre novas cores, texturas, se é mate, se é cremoso, a diferença de qualidade entre as marcas, as marcas novas, a maneira correta de aplicar,  enfim, há um leque de opções dentro de um único seguimento, o batom.

Usar um único assunto pode contribuir para a identificação dos seguidores. Afinal, se você explora um campo específico e o a pessoa te segue, é sinal de que ela gosta daquilo.

É preciso ter a consciência de que redes sociais não se trata apenas de “quanto”, mas, “quem” te segue. Quando você especifica o seu trabalho, fica mais fácil para que as pessoas te encontre em meio a milhares de perfis.

Conteúdo

Fazer uma self e postar nas redes sociais não é criar conteúdo! Um influenciador digital precisa agregar valores que vão para além da imagem. Na verdade, as pessoas estão sempre com algum problema, e enxergam em um influenciador alguém capaz de ajudá-lo a resolver suas questões, seja sentimental, emocional, física, então ao publicar, se veja como um resolvedor de problemas, o que você tem a oferecer além da imagem?

Além de enriquecedor, o conteúdo precisar ser bem gravado. O ambiente deve estar de acordo com a sua proposta. É possível montar um estúdio na sua casa sem gastar muito.

Relacionamento

Para ser seguido por muitas pessoas e ganhar cada vez mais a confiança do seu púbico, é necessário desenvolver um relacionamento com quem gasta horas assistindo aos seus stories, consumindo seus longos conteúdos no IGTV e até mesmo curtindo e comendo aqueles vídeos curtinhos do Reels.

Redes sociais, como o próprio nome diz, é feita para criar interatividade social.  Ser influenciador digital é dar tudo de si, vai além de vender um produto, é ser popular, é se comunicar com os seus, é criar laços, fazer amizade, transformar vidas.

Curtir e responder comentários, responder o direct, criar enquetes para entender o seu público, estudar essas pessoas que te seguem é o caminho para criar mais engajamento e automaticamente mais seguidores.

Um seguidor satisfeito pode respostar seus conteúdos, e automaticamente te indicar para outros seguidores. Trata-se de um ciclo, de um objetivo maior do que simplesmente “aparecer”.

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre o novo visual do Facebook

No mês de maio, o Facebook começou a liberar aos poucos o novo visual da rede social para web, que traz muitas novidades, como...

Camilla de Lucas emplaca mais um vídeo na internet

Com uma lace ondulada, super maquiada e unhas unidune (coloridas), a blogueira Camilla de Lucas participou do programa Encontro com Fátima nesta sexta-feira (14),...

A verdade por trás dos sorteios realizados nas redes sociais

No intuito de ganhar mais visibilidade em seus perfis nas redes sociais, muitos influenciadores, principalmente após o início da pandemia, estão investindo em sorteios....

Artigos Relacionados

Internautas comemoram volta do Orkut: será que vai pegar?

O retorno do Orkut deixou a internet toda "ouriçada" na manhã desta terça-feira (4). O acontecimento está sendo o mais comentado nas redes sociais....

Por que o Tik Tok está sendo mais acessado durante a quarentena?

O  Douyin, popularmente conhecido como Tik Tok, tem sido um dos aplicativos mais procurados durante a quarentena, e você sabe o porquê? Nesta matéria...

LinkedIn lança função stories e escolhe o Brasil para começar os testes

Os stories (ou storys) são um fio comum que une todas as redes sociais da atualidade. Depois do Snapchat, Instagram, Facebook, YouTube e até...

Às vésperas da Páscoa, pastor questiona veracidade da Bíblia

O pastor Victor Azevedo, líder da Igreja Por Amor, publicou uma live no canal oficial de sua igreja cujo o tema é 'Como Ler...