Menu

Dicas para marketing no Instagram

Se o marketing do Instagram for implementado de forma otimizada, muitos usuários não necessariamente percebem as postagens correspondentes, que fornecem informações sobre novos produtos ou campanhas, como publicidade.
28/03/2022 às 20:46
Tempo de leitura
9 min
Foto: Canva
Foto: Canva

As empresas que desejam alcançar seus clientes e aumentar ainda mais seu nível de conscientização geralmente decidem, entre outras coisas, anunciar a si mesmas e seus produtos no Instagram, seja para método de comprar seguidores ou otimizando organicamente e arduamente sua página.

Quem percebeu que o Instagram é hoje uma das plataformas de mídia social mais bem-sucedidas de todas, saberá rapidamente o grande potencial por trás dessa forma de marketing.

Mas o que deve ser considerado em relação a um canal do Instagram para que ele seja o mais bem-sucedido possível? Como o alcance pode ser aumentado ainda mais? E como é possível motivar os usuários a interagir mais? Uma coisa é certa: o marketing do Instagram é versátil. Com as dicas do Instagram a seguir, você vai perceber que muitas vezes é possível tirar ainda mais proveito da plataforma.

É por isso que o Instagram Marketing vale a pena

Se o marketing do Instagram for implementado de forma otimizada, muitos usuários não necessariamente percebem as postagens correspondentes, que fornecem informações sobre novos produtos ou campanhas, como publicidade. Uma das razões para isso é que eles geralmente já se inscreveram na página em questão e estão interessados ​​no respectivo conteúdo.

As razões a seguir mostram por que vale a pena investir no marketing do Instagram e impulsionar as campanhas relevantes.

O marketing do Instagram atinge os usuários em seu tempo livre

E é exatamente por isso que o clima básico que surge ao percorrer as várias postagens é principalmente positivo. Postagens publicitárias para empresas misturam-se com fotos de férias de amigos e colegas e, assim, se encaixam harmoniosamente na estrutura geral. O resultado: o usuário se sente menos estressado com as postagens e muitas vezes as interpreta mais como informações úteis e menos como publicidade.

O Instagram em si é considerado bastante amigável e agradável.

Mesmo que as pessoas odeiem o Instagram de vez em quando e uma ou outra tempestade de merda surja, a plataforma geralmente é considerada harmoniosa. Esse é outro aspecto que pode promover o humor positivo dos usuários.

O Instagram é usado por milhões de pessoas

O grupo-alvo que pode ser alcançado com a ajuda do Instagram Marketing é correspondentemente grande. Uma plataforma ideal para promover seu próprio conteúdo e disponibilizá-lo para as pessoas certas.

A plataforma é feita sob medida para o conteúdo móvel

E é exatamente por isso que ela se destaca pelo uso flexível, entre outras coisas. Mais e mais pessoas estão usando smartphones Iphone xr ou similares para navegar na Internet. Quão prático se eles forem pegos exatamente onde estão com a ajuda das campanhas de marketing certas do Instagram – seja no caminho para casa no trem ou enquanto aguardam o próximo compromisso.

No Instagram, entre outras coisas, ainda é possível crescer organicamente

É certo que as opções também foram parcialmente restritas aqui. Em uma comparação direta com outras plataformas, no entanto, ainda é um pouco mais fácil contar com o crescimento orgânico no Instagram.

O marketing do Instagram como instrumento do futuro?

Se você deseja tornar seus produtos mais populares por meio de influenciadores, dificilmente pode evitar o Instagram. Portanto, é ainda mais importante construir uma posição aqui para poder usar as redes de Instagrammers de sucesso.

Resumindo: são muitos os motivos pelos quais vale a pena investir no Instagram Marketing. Se você não quiser (ou não tiver tempo) para cuidar de campanhas, postar imagens, hashtags, etc., você pode terceirizar as tarefas relevantes para uma agência de marketing profissional.

Dicas para imagens/vídeos de alta qualidade

Para que um canal do Instagram tenha sucesso, ele precisa de imagens de alta qualidade, entre outras coisas. Se estes são gravados com a câmera ou com o smartphone é realmente irrelevante. No entanto, os Instagrammers que podem confiar em uma câmera de smartphone de alta qualidade têm uma vantagem aqui. Com a ajuda deles, as imagens relevantes podem ser carregadas diretamente – sem passar pelo PC. Muito mais importante do que a pergunta: “Qual câmera eu uso para o Instagram?” é, portanto, que a qualidade do resultado final seja convincente.

As seguintes dicas do Instagram também podem ajudar:

  • Preste atenção às imagens significativas!
    Mesmo que o Instagram tenha se tornado muito “hashtag-heavy”, não há dúvida de que a maior parte ainda gira em torno de imagens. Portanto, é importante que apenas as fotos “perfeitas” sejam enviadas.
  • Use as opções de filtro – mas com cuidado,
    o Instagram agora oferece várias opções que podem ajudar a embelezar as fotos. No entanto, é importante usá-los com sabedoria quando necessário. O lema “Mais filtros = melhores fotos!” foi refutado há muito tempo. Aqui é muito mais importante encontrar o equilíbrio certo. (Dica adicional: também pode valer a pena tirar fotos diretamente pelo aplicativo do Instagram. Experimente!)
  • Não faça concessões
    Uma imagem está desfocada, não corresponde ao texto ou não parece “de alguma forma não harmoniosa”? Nesse caso, geralmente é melhor não postar. Especialmente quando o nível de qualidade de um canal do Instagram é alto, esses “erros” são rapidamente percebidos.
  • A iluminação ideal é “metade da batalha”
    O álbum de fotos da vovó já mostra que fotos que não ficam bem expostas perdem muito do seu charme. Por que então a exposição perfeita deve ser dispensada no Insta?
  • Os usuários devem saber do que se trata
    Imagens com muitos detalhes e sem um ponto central real também podem ser confusas no Instagram. Portanto, é melhor que cada foto tenha algum significado.

A sensação de uma foto do Instagram particularmente atraente geralmente se desenvolve ao longo do tempo. Qualquer um que demore um pouco para percorrer os canais de sucesso do Insta notará repetidamente que algum tipo de desenvolvimento também ocorreu aqui.

Dicas para mais engajamento

Muitas vezes ajuda pedir engajamento de seus seguidores de maneiras diferentes, mas explícitas. Esta é uma dica particularmente difundida do Instagram. Exemplos clássicos incluem os seguintes prompts:

  • “Deixe-nos um coração se você gostou do post!”
  • “Escreva nos comentários se você está entusiasmado com o “Produto XY”!”
  • “Conte a seus amigos sobre a campanha!”
  • “Poste fotos nos comentários!”

No entanto, estes são apenas alguns exemplos. Há muito mais opções quando se trata de promover o engajamento no Instagram. Muitas vezes vale a pena experimentar diferentes abordagens – e, claro, adaptá-las ao respectivo grupo-alvo.

Se você está procurando outras dicas, algumas das quais são muito promissoras, você também deve dar uma olhada na lista a seguir.

  1. As postagens regulares tornam-se uma certa rotina para os usuários e muitas vezes levam a um aumento no desejo de interagir.
  2. As empresas que querem oferecer aos seus seguidores novos conteúdos no Instagram não precisam depender apenas de imagens . De vez em quando também vale a pena acompanhar as postagens com vídeos .
  3. Hashtags devem sempre ser usadas com cautela. Uma verdadeira enxurrada de hashtags muitas vezes parece muito publicitária e antinatural para muitos usuários do Instagram.
  4. Se você quiser agilizar suas postagens, também pode trabalhar com emojis , entre outras coisas . Muitos usuários também respondem nos comentários com os populares rostos amarelos.
  5. Por último, mas não menos importante, é claro que também deve ser possível reagir aos lançamentos relevantes. Se você quiser oferecer ainda mais potencial aqui, pode trabalhar com perguntas ou pesquisas , por exemplo .

Como tantas vezes no campo do marketing de mídia social, é importante experimentar diferentes variantes e, finalmente, medir seu sucesso. O que funciona bem pode ser integrado à vida cotidiana da mídia social.

Dicas para ter mais alcance

Para que um canal do Instagram seja bem-sucedido, é claro que ele deve ser visto por outras pessoas. Ou, em outras palavras: o alcance mais alto possível é a base para o marketing de mídia social bem-sucedido . Mas quais dicas do Instagram para obter mais alcance devem ser consideradas? As seguintes medidas podem ajudar a aumentar o alcance do seu próprio canal:

  1. Interagindo com outras contas Aqueles que interagem
    Com outras contas geralmente podem expandir seu grupo-alvo significativamente. Claro, isso é especialmente verdade quando muitas (ou talvez mais) pessoas seguem o outro canal.
  2. Use Hashtags Relevantes Hashtags
    Nunca devem ser usadas de forma inflacionária. Se um termo realmente não se encaixa, isso geralmente causa ressentimento entre os usuários e o canal em questão é classificado como negativo.
  3. Trabalhar no seu próprio canal Instagram e criar valor acrescentado
    Esta é certamente uma das dicas mais importantes do Instagram. Mesmo que as medidas neste contexto sejam projetadas para o longo prazo: um canal Instagram de alta qualidade cria a base para todas as outras medidas – também para que o alcance possa ser aumentado gradualmente.
  4. Mantenha sua biografia atualizada
    A biografia para Instagram é uma espécie de cartão de visita e, portanto, deve ser sempre mantida. Eles dão aos novos usuários a oportunidade de obter uma primeira impressão. Se ela não a convencer, ela rapidamente se afastará.
  5. Use o Story
    Mesmo que o Insta Story seja exibido apenas por 24 horas, é uma importante ferramenta de marketing que pode fornecer alcance adicional. Isso é especialmente verdadeiro quando as hashtags são definidas e as pessoas estão vinculadas.

Resumindo: manter um canal no Instagram envolve muito mais do que “apenas” acessórios. Uma agência de marketing profissional pode ajudar a aproveitar ao máximo as oportunidades que podem ser conectadas à plataforma.