Menu

Semana Santa em Ouro Preto promete emoção e fé em dias melhores

02/04/2019 às 07:00
Tempo de leitura
8 min

A cidade de Ouro Preto se prepara para receber, nesse mês de abril, uma das mais tradicionais festas religiosas da igreja católica: a Semana Santa. Será uma programação extensa, realizada dessa vez pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que organiza a festa em anos ímpares. Nos anos pares, a organização fica por conta da Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

As festividades vêm em um momento complicado da cidade, que passa por problemas financeiros, devido a dívida do governo Estadual com o Município,  e sociais, com a situação da Ocupação Chico Rei, e de insegurança, devido aos recentes problemas com as barragens de rejeitos de minérios. Por isso os fiéis esperam que juntamente com a Semana Santa venham muitas bênçãos para a cidade de Ouro Preto.

Semana Santa em Ouro Preto

(Foto: Prefeitura Municipal de Ouro Preto / Site Oficial)

Programação detalhada

Conhecida por suas muitas procissões, missas, encenações ofícios e celebrações, a Semana Santa começa bem antes da chamada “Semana Maior”, aquela com as atividades mais importantes. Em Ouro Preto, por exemplo, as comemorações já começam nesta semana, com o Setenário das Dores, que acontecerá de 06 a 12 de abril. A Prefeitura de Ouro Preto, detalhou em seu site oficial, as principais atividades.

O Setenário das Dores é um ritual litúrgico celebrado em latim, com cânticos compostos nos séculos 18 e 19. A devoção se instalou em Ouro Preto com a chegada da Ordem Terceira dos Servos de Maria, na segunda metade do século XVIII. No último dia, uma procissão percorre as ruas levando a imagem da Mater Dolorosa da Igreja das Dores para a Igreja das Mercês de Cima, onde é recebida pelos fiéis com o canto do “Inflammatus”.

Já no sábado, 13, após a missa na Basílica do Pilar, a procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos segue até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, a chamada Mercês de baixo. À entrada da imagem, é entoado o canto do “Popule meus”. E no domingo, 14, a liturgia apresenta uma dualidade dramática: o mesmo povo que aclama Jesus com gritos de “Hosana” e ramos de oliveira, pouco depois, pede a sua morte, gritando “Crucifica-O! crucifica-O!”.

Semana Santa em Ouro Preto

(Foto: Prefeitura Municipal de Ouro Preto / Site Oficial)

Na Quarta-feira Santa, 17 de abril, na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, acontece o Ofício das Trevas, celebrado em latim e à luz de velas. Na Quinta-feira Santa, 18, na Igreja São Francisco de Assis, com os altares vazios, ocorre a cerimônia do lava-pés. E na Sexta-feira da Paixão, 19, a cerimônia do Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro.

Já no Sábado de Aleluia, dia 20, a população faz vigília para encher as ruas de Ouro Preto com motivos religiosos, verdadeiras obras de arte. São os tradicionais tapetes da Semana Santa, que também tem suas origens no século XVIII, quando toda a comunidade enfeitava o caminho da procissão com adornos feitos com serragens coloridas.

E no Domingo de Páscoa, 21 de abril, a mais bela e esperada procissão, com centenas de crianças vestidas de anjinhos, celebra a ressurreição de Cristo. No final desta, é oferecido aos pequenos uma tentadora recompensa pela importante participação: canudos em forma de bico repletos de amêndoas, guloseima única e exclusiva dos graciosos atores alados.

Semana Santa em Ouro Preto

(Foto: Prefeitura Municipal de Ouro Preto / Site Oficial)

Sem risco nas barragens

Motivo de preocupação dos turistas, a questão das barragens não irá afetar a realização da Semana Santa. A cidade está livre riscos e as barragens de Forquilha I e III que chegaram em níveis críticos na última semana, chegando a disparar as sirenes de alerta, mesmo se estourarem, não chegam na parte urbana do município. As estruturas estão localizadas na zona rural do município, a uma grande distância, e aqueles que moram nas redondezas foram retirados de suas casas ainda em fevereiro.

Programação completa da Semana Santa em Ouro Preto

Sexta-Feira das Dores – 12/04

19h – Missa na igreja de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, último dia do Setenário das Dores, após o qual a imagem da Virgem Dolorosa será conduzida em procissão até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima). À entrada da imagem, canto do “Inflammatus”.

Sábado dos Passos – 13/04

19h – Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, Procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de baixo). À entrada da imagem, canto do “Popule meus”.

Domingo de Ramos e da Paixão – 14/04

07h30 – Início da Missa, com Bênção e distribuição de ramos na igreja de São Francisco de Assis e procissão litúrgica até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de baixo), onde se dará continuidade à Santa Missa Solene.

16h – Missa na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de baixo). Em seguida, saída da imagem de Nosso Senhor dos Passos em procissão até a Praça Tiradentes.

16h – Missa na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima). Em seguida, saída da imagem de Nossa Senhora das Dores em procissão até a Praça Tiradentes.

Segunda-Feira Santa – 15/04

19h – Via Sacra saindo do Espaço Celebrativo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição e percorrendo o entorno da mesma igreja.

Terça-Feira Santa – 16/04

19h – Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, Procissão da Soledade de Nossa Senhora, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores e revivendo a tradição de percorrer os Passos da Paixão, até a igreja de São Francisco de Assis. À entrada da imagem, canto do “Inflammatus”.

Quarta-Feira Santa – 17/04

19h -Missa na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de baixo). Em seguida, solene canto do Ofício de Trevas.

Quinta-Feira Santa – 18/04

Sagrado Tríduo Pascal:

18h – Na igreja de São Francisco de Assis, Missa Solene “In Coena Domini” — da Ceia do Senhor — com o “Sermão da Eucaristia”, Transladação do Santíssimo Sacramento e Desnudação dos Altares.

20h – Em frente à igreja de São Francisco de Assis, “Sermão do Mandatum” e cerimônia do Lava-Pés.

23h – Retomando antiquíssima tradição ouro-pretana, concentração no adro da igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis sairão em cortejo penitencial até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo). Lá tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus Flagelado, simbolizando Sua prisão no Horto das Oliveiras. O cortejo seguirá pelo bairro Antônio Dias até a igreja de Nossa Senhora das Dores.

Sexta-Feira Santa – 19/04

09h – Na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de baixo), “Sermão das Sete Últimas Palavras do Divino Redentor na Cruz”.

15h – Na hora sagrada em que Nosso Senhor Jesus Cristo padeceu pela nossa salvação, na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de baixo), Solene Ação Litúrgica: Liturgia da Palavra, Adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Santíssima Eucaristia.

19h – Em frente à igreja de São Francisco de Assis, apresentação do figurado bíblico.

20h – “Sermão do Descendimento da Cruz”. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro, conduzindo as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Sábado Santo – 20/04

19h – Na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de baixo), soleníssima Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

Domingo da Páscoa – 21/04

07h – Na igreja de São Francisco de Assis, Missa festiva. Em seguida, jubilosa Procissão da Ressurreição, conduzindo o Cristo vivo e ressuscitado, presente no Santíssimo Sacramento, até a igreja de Nossa Senhora do Rosário. À chegada, bênção solene do Santíssimo Sacramento e Missa.

19h – Na igreja de São Francisco de Assis, Missa Solene, coroação de Nossa Senhora em seu triunfo e canto do “Te Deum”, encerrando as celebrações da Semana Maior.

Semana Santa em Ouro Preto

(Foto: Prefeitura Municipal de Ouro Preto / Site Oficial)

Última atualização em 19/08/2022 às 08:41