Menu

O que é e o que significa Corpus Christi?

11/06/2020 às 06:51
Tempo de leitura
2 min

Corpus Christi é um dos feriados católicos mais importantes do ano. A data não é fixa, é comemorado todos os anos na quinta-feira seguinte o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Dependendo da Páscoa, o período ocorre entre 21 de maio e 24 de junho. A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão a Quinta feira Santa. A celebração, provavelmente, tem o nome mais diferente de todos as celebrações da Igreja.

De onde vem o nome?

O nome “Corpus Christi” vem do latim. É constituído pelo Corpus (Corpo) e Christi (Cristo). Corpus ou Corpo não corresponde ao corpo morto, muito pelo contrário, corresponde ao corpo vivo. É, portanto, uma  uma homenagem à Eucaristia.

Como pão da vida, como anfitrião transformado, o próprio Cristo está no centro das magníficas procissões de Corpus Christi.

Origem da data

O Corpus Christi foi introduzido com base na visão da freira agostiniana Juliana von Liège. Nessa visão, em 1209, ela viu a lua cheia, que tinha uma mancha escura. Cristo havia explicado a ela que a lua significava o ano da Igreja redondo e o ponto escuro em sua superfície a falta de um festividade da Igreja para adorar o pão sagrado. O bispo Robert de Liège introduziu o novo festival em 1246 em sua diocese. Em 1264, o Papa Urbano IV, um ex-arquidiácono da diocese de Liège, estabeleceu a celebração isso para toda a Igreja Católica.

Qual é a mensagem de Corpus Christi

A mensagem de Corpus Christi é reafirmar que, embora Jesus Cristo não seja diretamente visível, ainda assim Ele permanece presente na forma do pão (o corpo de Cristo) e na forma do vinho (o sangue de Cristo). Isso é difícil de entender, principalmente porque vivemos em um mundo sensorial, onde ver e ser visto é tudo.

COMENTÁRIOS