Menu

História do Seminário da Arquidiocese de Mariana, instituição de ensino mais antiga de Minas, será tema de evento online

22/08/2020 às 15:46
Tempo de leitura
3 min

A história do Seminário São José da Arquidiocese de Mariana, instituição de ensino mais antiga de Minas Gerais, será tema da Semana Acadêmica Dom Luciano. O evento, que está em sua terceira edição, será realizado online entre os dias 24 a 28 de agosto.

“O Seminário, no conjunto da Igreja Particular de Mariana, se apresenta como a instituição mais querida, pela qual nós devemos ter mais cuidado, porque ela forma os futuros ministros (pastores, padres) do povo de Deus. E o nosso Seminário tem realizado com muita propriedade esta missão”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Neste ano, o Seminário está completando 270 anos de atuação e ensino. Para o reitor do Seminário, padre Valter Magno de Carvalho, celebrar data é de fato uma grande graça. E a Semana Acadêmica tratar deste tema nos ajuda a ter um olhar sobre a história do nosso seminário. Muitas questões ficaram esquecidas com o passar do tempo, e a Semana Acadêmica, com as diversas propostas que ela traz nas temáticas das conferências e mesas redondas, apresenta a oportunidade de a gente conhecer e aprofundar, um pouco mais a história do nosso Seminário”, afirmou.

Organizada pela arquidiocese, a Faculdade Dom Luciano e o Seminário, a programação da Semana contará com conferências, mesas redondas e uma celebração.

Padre Edmar José da Silva, coordenador arquidiocesano de pastoral e ex-formador do Seminário de Mariana, sublinha a pertinência do tema que será tratado na Semana Acadêmica Dom Luciano. “O Seminário de Mariana é uma das instituições de ensino mais antigas de Minas Gerais e formou diversos sacerdotes para a própria Arquidiocese e para diversas Dioceses e Arquidioceses do Brasil. Portanto, tem um papel muito importante na história da Igreja de Minas Gerais e do Brasil. Manter viva a memória desta instituição é sinal de sabedoria e motivo de gratidão a Deus e a todos que atuaram nela ao longo destes 270 anos. Além disso, serve de inspiração para aqueles que atualmente continuam diretamente envolvidos nos trabalhos formativos”. Citando Dom Luciano Mendes, padre Edmar recorda que o seminário é “um jardim, onde a semente da vocação é lançada: Deus dá o sol e a chuva, e o formador coloca o adubo e tira as ervas daninhas que obstaculam o crescimento da semente”.

O diretor acadêmico da Faculdade Dom Luciano, padre Edvaldo Antonio de Melo, disse estar muito animado com a programação e conta com a participação de todos. Segundo ele, “a Semana Acadêmica será uma oportunidade para fazer memória dos 270 anos de história do Seminário, trazendo para o Hoje de nossas vidas também o testemunho de tantas pessoas que doaram suas vidas a serviço da Igreja de Minas e do Brasil”. Padre Edvaldo acrescentou ainda “o Seminário de Mariana é uma Instituição quase tricentenária, da qual nasceu a Faculdade Dom Luciano Mendes”.

Servo de Deus Dom Luciano

Os 14 anos da Páscoa do Servo de Deus Dom Luciano também serão celebrados nesta Semana. No dia 27 de agosto, o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos celebrará uma missa, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, pelo aniversário de falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida.

Toda a programação da Semana Dom Luciana será transmitida pelo canal da arquidiocese no Youtube.

Serviço: 3ª Semana Dom Luciano
Data: 24 a 28 de agosto