DicasEnemEntretenimentoEsporteMineraçãoPolíticaTV

Resumo com as principais notícias da semana

Depois de uma semana agitada no país, o Mais Minas finaliza a sexta-feira(10) falando sobre os principais acontecimentos da semana (06/05 a 10/05) em Minas Gerais, no Brasil e no mundo. Tem o início das inscrições do ENEM 2019, o novo trailer do do filme “Homem-Aranha: Longe de Casa” (com spoiler de “Vingadores: Ultimato”) e a prévia do novo uniforme do Atlético. Confira!

 

Minas Gerais:

A segunda-feira começou com uma notícia da cidade mineira de Catas Altas. A prefeitura da cidade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu entre os dias 26 e 29 de abril o curso de Empreendedorismo no Artesanato. A atividade partiu da ideia de aprimorar as potencialidades das mulheres que participam das oficinas de Bordado, Pintura em tecido e Customização no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A proposta foi desenvolver as habilidades empreendedoras de cada uma e promover a diversificação econômica na cidade.

Ainda em Minas Gerais, os moradores da cidade de Congonhas tiveram, entre os dias 7 e 10 de maio, a oportunidade de receber atendimento jurídico gratuito. A iniciativa partiu da Defensoria Pública da União (DPU) com o objetivo de dar a chance a pessoas com baixa renda terem auxílio e acompanhamento específico na área.

 

ENEM:

A nível nacional, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram abertas também na segunda-feira (06) e o prazo para o cadastro vai até às 23h59 do dia 17 de maio, devendo ser realizado pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00. Não deixe para a última hora!

 

Carteira Nacional de Habilitação (CNH):

O presidente da República Jair Bolsonaro declarou que, em breve, irá encaminhar ao Congresso Nacional uma medida provisória com o objetivo de aumentar o tempo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de cinco para dez anos. A declaração foi feita durante uma entrevista ao Programa Silvio Santos, no SBT, na noite do último domingo (5).

 

Atlético:

A expectativa do torcedor atleticano só cresce com a aproximação da data de lançamento dos novos uniformes do time alvinegro. E na tarde do dia 06 de maio, a empresa LeCoq Sportif divulgou três fotos em seu Instagram oficial, onde mostra alguns detalhes de uma camisa do Galo. As imagens mostram pouco da roupagem, portanto não se sabe se a camisa, aparentemente toda branca, será a de jogo ou algum kit alternativo.

 

Reforma da Previdência e os direitos das mulheres:

Nossa colunista Raphaella Portes explica como e porque a proposta de Reforma da Previdência (PL 6/2019) ataca os direitos das mulheres. Segundo Raphaella, “a população trabalhadora feminina é a parcela que mais irá sofrem com essa PL, caso ela seja aprovada, já que estas são sobrecarregadas cotidianamente com dupla (e às vezes até tripla) jornadas de trabalho.”.

 

Reforma da Previdência – Parte II:

Por falar em Reforma da Previdência, seis em cada dez brasileiros (59%) consideram necessária a reforma da Previdência. Pelo menos é o que mostra a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Reforma da Previdência, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 8 de maio.

 

Cinema:

A Marvel lançou um novo trailer do filme “Homem-Aranha: Longe de Casa”. A história está posicionada exatamente após a derrota de Thanos. Todos aqueles que desapareceram após o estalar de dedos do vilão retornaram às suas vidas em “Vingadores: Ultimato”, inclusive Peter Parker que tem que voltar para a escola, lidar com a ausência de Tony Stark e um novo vilão.

 

Marvel + Rede Globo:

Pegando carona no sucesso estrondoso de “Vingadores: Ultimato” nos cinemas, a Globo exibiu o filme “Capitão América: Guerra Civil” (2016), na “Tela Quente”, conquistando boa audiência para a emissora. E vem mais filme da Marvel no “plim plim” em 2019. Em breve mais detalhes aqui no site.

 

Mineração:

A Vale sofreu mais uma derrota judicial no que tange as operações da empresa. O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) determinou que parte das operações da Mina de Brucutu sejam suspensas. O complexo é uma das principais estruturas da organização, sendo o maior do estado. Portanto, desde a última segunda-feira (06), as atividades em parte da mina foram paralisadas.

 

Michel Temer:

O Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2) revogou, por dois votos a um, a liminar que permitiu a saída do ex-presidente da República, Michel Temer, 78 anos, da prisão. Em decorrência disso, Temer se entregou à Polícia Federal de São Paulo na tarde da última quinta-feira (9).

 

Educação:

O governo federal cancelou novas bolsas de mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de outras instituições em outros estados brasileiros.

De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão associado ao Ministério da Educação (MEC), o motivo dos cortes estaria relacionado ao estado “ocioso” das bolsas. No entanto, segundo a Capes, as vagas estavam sem utilização por apenas 15 dias, no aguardo da seleção dos candidatos que iriam utilizá-las.

 

Igreja Católica:

O Papa Francisco emitiu um decreto que obriga religiosos a denunciarem casos de abusos sexuais na Igreja. “É muito bom que procedimentos universais estejam sendo adotados para prevenir e combater esses crimes que traem a fé dos fiéis”, disse o pontífice.

 

Cultura:

Parte I:

Foi divulgada programação da Virada Cultural 2019 de São Paulo. A 15° edição vem recheada de grandes atrações em 2019. O festival acontece entre os dias 18 e 19 de maio e terá 24h de programação gratuita. As atividades do evento vão acontecer em mais de 250 pontos de São Paulo.

Segundo os organizadores, são esperados 5 milhões de pessoas, que vão poder curtir as mais de 1.200 atividades oferecidas pelo evento.

Esse ano, um dos principais destaques da virada será o show com a cantora Anitta, que vem se destacando no cenário internacional. Além dela, Pabllo Vittar, Caetano Veloso e seus filhos, Tom e Zeca Veloso também vão se apresentar.

 

Parte II:

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou nesta quinta-feira (2), a programação completa da 17ª Semana de Museus. A temporada de eventos que acontece em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio de 2019.

Serão 3.222 eventos espalhados por todo o país, que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais. A programação da Semana Nacional de Museus é promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

O tema deste ano é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições. Sendo assim, a 17ª Semana de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

 

Parte III:

Com o tema “ Água, fonte da Vida”, a terceira edição do Festival Mariana Viva já tem data marcada. O evento vai acontecer em diversos pontos históricos de Mariana e começa dia 16 de maio. As festividades vão se estender até o dia 9 de junho.

O festival é realizado pela Secretaria de Cultura e conta com diversas atrações. Uma das exibições mais esperadas do evento é o show com o artista Lô Borges. Além dele, vão acontecer concertos com a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais e baile show com a Orquestra Casino de Sevilla.

Fechar