Ruas do centro de Belo Horizonte serão interditadas neste fim de semana

Por

A partir das 14 horas deste sábado (20), as ruas do centro de Belo Horizonte (MG) serão interditadas para o tráfego de veículos. Faixas informativas serão colocadas nas avenidas para a orientação dos condutores sobre os desvios.  Para garantir a mobilidade de veículos de emergência, os acessos à área hospitalar estarão liberados.

A interdição irá acontecer por causa da Virada Cultural que acontece entre os dias 20 e 21 de julho (sábado e domingo).

A BHTRANS estará mobilizada durante o evento. Oitenta profissionais irão compor a operação Virada Cultural e cerca de 50 Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS, Polícia Militar e Guarda Municipal) vão monitorar o trânsito no centro da capital mineira. E outras duas equipes ficarão por conta da gestão do trânsito de pedestres próximo aos pontos de ônibus.

Transporte coletivo

Será realizado reforço nas linhas do MOVE (para as estações São Gabriel, Vilarinho, Pampulha e Venda Nova) e que atendem às estações Diamante e Barreiro, bem como as linhas circulares (SC04, SC01 e 105).

Além disso, serão criados pontos de táxi nas vias liberadas ao trânsito e próximas aos palcos.

As linhas do MOVE que realizam embarque e desembarque nas estações Carijós e Rio de Janeiro irão operar normalmente nas avenidas Paraná e Santos Dumont, sem alterações durante a Virada. Somente as estações Tamoios e São Paulo não operam aos domingos.

Em função da área de interdição, algumas linhas do transporte coletivo terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na área central a partir das17h de sábado, 20/7, até o fim do evento (o que inclui a desmontagem da estrutura em algumas vias, que acontecerá na segunda e terça-feira, dias 22 e 23).

Os coletivos que vêm das avenidas Pedro II, Cristiano Machado e Antônio Carlos terão pontos na Avenida Olegário Maciel. Os ônibus que vêm das avenidas Amazonas, Afonso Pena, Alfredo Balena, Brasil e do Contorno terão os pontos na Rua dos Timbiras e na Avenida Augusto de Lima. Os ônibus realizarão o embarque e desembarque em todos os pontos ao longo dos desvios sempre que solicitados.

Detalhes sobre as vias interditadas no site da Virada.

Mudanças nas rotas de ônibus e dos pontos estarão disponíveis no site da BHTrans.

Metrô

Pela primeira vez na Virada Cultural, o metrô vai operar 24h ininterruptas. A Estação Central permanecerá aberta durante toda a programação para embarque e desembarque, além de contar com o reforço de equipes de segurança e bilheteria. Os trens partem a cada 30 minutos. Todas as demais estações do metrô estarão abertas no horário habitual (das 5h15m às 23h), com funcionamento 24h na Virada apenas para o desembarque de passageiros.

A CBTU-BH também deixará trens de prontidão para que entrem em operação a qualquer momento, caso seja constatada elevação no número de usuários. Não haverá recarga de crédito nos cartões Ótimo e BHBus, apenas venda de bilhetes únicos.

Confira no mapa abaixo como ficarão as ruas no centro de Belo Horizonte durante a Virada Cultural 2019

Mapa da interdição do trânsito em Belo Horizonte.

Foto: divulgação/Árvore Comunicação).

Deixe seu comentário

Tags :

Postado em 19 de julho de 2019