Menu

Saiba como recuperar fotos excluídas em seu aparelho Android

31/07/2019 às 10:20
Tempo de leitura
4 min

Com câmeras cada vez mais evoluídas, os smartphones viraram, sem sombra de dúvida, os dispositivos mais usados como opção para registar nosso dia a dia.  Logo, é natural que estes aparelhos sejam também uma das principais referências naquilo que diz respeito ao armazenamento de imagens.

Muitas pessoas utilizam seus aparelhos celulares para registrar diversos momentos, desde um almoço com amigos do trabalho, um show de sua banda favorita ou até mesmo os primeiros passos de uma criança.

No entanto, não é raro encontrar quem já excluiu muitas fotos com a finalidade de liberar espaço no seu smartphone e logo depois se arrependeu. Também não é incomum escutar alguém dizer que, por acidente, acabou deletando imagens importantes.

Dessa forma, saber como recuperar fotos apagadas no Android se torna essencial em momentos emergenciais. Felizmente, existem vários métodos para tornar essa tarefa possível.

Para recuperar fotos que foram perdidas, o usuário do Android pode escolher alternativas emergenciais ou mesmo medidas preventivas, que evitam que as fotos se percam por completo depois de apagadas.

Abaixo, listamos algumas das formas mais usadas para recuperação fotos perdidas no sistema Android.

Confira:

  • Utilizando um aplicativos da Google Play Store

Existem diversos aplicativos disponíveis na Play Store para recuperar fotos. Um dos mais utilizados para este fim é o DigDeep Image Recovery, que pode ser usado em dispositivos rooteados e não rooteados.

Assim que o usuário abre o aplicativo, uma varredura para encontrar as fotografias excluídas é iniciada.  No fim, o programa as exibe as imagens encontradas em pastas. Após isso, basta que o usuário  toque sobre uma delas para selecionar aquelas se deseja recuperar.

  • Utilizando um software de recuperação no Windows/Mac/Linux

Também existem inúmeros softwares de recuperação disponíveis na internet, como o EaseUS MobiSaver. Com este software, o usuário pode visualizar os dados na versão gratuita, mas, para recuperá-los, deve desembolsar cerca de US$ 39,95.

Para recuperar fotografias utilizando o programa é preciso conectar o dispositivo no USB do computador; habilitar o modo desenvolvedor no dispositivo e permitir a depuração USB. Logo depois é necessário ir em Configurações e escolher a opção “Sobre o telefone” e, em seguida, tocar na opção “Número da versão” por sete vezes.  Por fim, o usuário deve acessar “Configurar”, tocar sobre “Programador” e ativar a função “Depuração USB”.

Depois de seguir os passos acima, é necessário abrir o aplicativo. O nome do dispositivo aparecerá. Então, basta clicar no botão “Start”. Pronto, o software começará a escanear o smartphone e mostrando quais dados podem ser recuperados.

  • Utilizando o Google Fotos

Para utilizar o Google Fotos como meio de recuperação de arquivos excluídos, o usuário precisa manter um backup de suas fotos para um futuro uso. Por isso, não é possível recuperar fotos excluídas caso nunca se tenha utilizado o recurso anteriormente.

Se o  usurário tiver o backup ativado no Google Fotos, a recuperação das fotos pode ser facilmente realizada, uma vez que bastará apenas acessar a galeria primária aplicativo e ir até a “Lixeira” para selecionar as fotos que deseja restaurar.

Para quem deseja guardar suas fotos ou outros arquivos sem sobrecarregar a memória de seu aparelho Android, o recomendável é sempre utilizar Google Fotos,com backup ativado. Além disso, o usuário ainda pode carregar e manter um backup de todas as suas fotos e vídeos por meio de alguns serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, o DropBox e o BlackBlaze.

COMENTÁRIOS