Menu

Saiba mais sobre o primeiro dia do Iron Biker Brasil

14/09/2019 às 17:09
Tempo de leitura
3 min

O primeiro dia de competição do Iron Biker Brasil 2019, está sendo marcado por muito fôlego e animação. A cidade de Mariana, está sendo palco de um grande evento turístico, cultural e social. Com dois mil inscritos na competição, o vencedor do primeiro dia de prova na categoria Elite, no percurso de 94km, foi o suíço Lukas Kaufmann e a atleta Letícia Cândido. Além da presença de 18 mulheres com mais de 50 anos na competição.

Após 2 horas e 59 minutos de prova na categoria Elite Masculina, Lukas foi o primeiro a cruzar  a linha de chegada. De acordo com o participante, a competição deste sábado (14), contou com um trajeto longo, porém muito rápido, colaborando para que os atletas fizessem o percurso em alta velocidade. Lukas já participou do Iron Biker seis vezes e entre todas as participações, o atleta já ficou em primeiro lugar duas vezes. “Estou feliz com a minha vantagem hoje, mas ainda tem mais um dia”, afirma o vencedor da primeira etapa.

Com diferença de dois minutos, o mineiro Halysson Ferreira ficou em segundo lugar. A terceira posição, ficou com o atleta Nicolas Machado, da cidade de Patrocínio (MG).

Lukas Kaufmann, vencedor do primeiro dia – Crédito da foto: Kinderlly Brandão/Mais Minas

Raquel Gontijo, também competidora do evento, conta da importância da representatividade feminina no mountain bike brasileiro. “Eu fico muito feliz em correr depois de 15 anos de luta que venho travando junto com outras atletas para conseguir espaço para as mulheres no mountain bike brasileiro”, conta Raquel. Até 2014 não havia divisões de categoria entre atletas federadas e não federadas nas competições de Iron Biker, além das categorias de diferentes idades.

Atualmente, mulheres acima de 50 anos são reconhecidas oficialmente como atletas, além de receberem a premiação igualmente para homens e mulheres. “Minas Gerais é o estado pioneiro nisto. Nossa federação é a única que incluiu estas regras no regulamento das provas”, afirma.

No feminino, a primeira colocada geral no primeiro dia de prova foi a atleta Letícia Cândido. Afirmando que: “Me senti bem, apesar do calor e da dificuldade do percurso em si. Foi um dia que rendeu muito, e pretendo seguir da mesma forma na disputa de amanhã. Estou confiante”.

Somando os dois dias de prova, serão 160km de percurso no Iron Biker e a premiação final acontece no domingo (15), a partir das 15h.

Resultado parcial

Elite Masculina:

1 – Luckas Kauffmann (MG) – 2h59min
2-  Halysson Ferreira (MG) – 3h01 min
3 – Nicolas Machado  (MG) – 3h08min

 Elite Feminina:

1 – Letícia Cândido (MG) – 3h42min
2 – Paula Gallan (BA) – 3h45min
3 – Ana Luisa Penini (SC) – 4h01min

Você pode gostar também: Mariana: a capital nacional do mountain bike

COMENTÁRIOS