Moradores de comunidades vizinhas às operações da Samarco em Minas Gerais e no Espírito Santo já podem se inscrever em cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto e as oportunidades fazem parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento das regiões onde atua.
Os cursos são voltados para quem quer se preparar para trabalhar não só na própria Samarco, mas também em empresas parceiras ou em outras oportunidades do mercado. São formações de curta e média duração, com aulas oferecidas em escolas reconhecidas como o SENAI de Mariana (MG), SENAI de Anchieta (ES) e CEDTEC de Guarapari (ES).
Cursos oferecidos
As turmas serão formadas para áreas que devem abrir vagas nos próximos meses. Os temas incluem:
- Construtor de Alvenaria
- Armador
- Carpinteiro
- Mecânico Montador e de Tubulações
- Instrumentação Industrial
- Eletricista Industrial
Além dessas, outras formações também serão oferecidas.
Quem pode participar
Para se inscrever é preciso:
- Ter pelo menos 18 anos
- Ter ensino fundamental completo
- Morar em comunidades próximas às unidades da Samarco
Também há vagas reservadas para mulheres e pessoas com deficiência, como forma de garantir inclusão no processo de capacitação e contratação.
Contratações já estão acontecendo
A gerente de Atração e Desenvolvimento da Samarco, Adriana Gomes, explica que os cursos foram pensados com base nas vagas que devem surgir em breve:
“Estamos atentos às demandas das regiões onde atuamos. Por isso, buscamos ofertar cursos que possam preparar as pessoas para oportunidades futuras, contribuindo para compartilhar valor para as comunidades.”
Segundo ela, 43% das pessoas que se formaram nas turmas de 2024 e 2025 já estão trabalhando, seja na própria Samarco ou em empresas contratadas. “A Samarco também prioriza a contratação local, sobretudo de pessoas de grupos minorizados”, reforça Adriana.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de agosto, pelo site oficial da Samarco, no endereço: https://trabalheconosco.vagas.com.br/samarco/capacitacao.
As vagas são limitadas.