Menu

HBO lançará, em breve, minissérie sobre Santos Dumont; veja trailer

14/10/2019 às 14:30
Tempo de leitura
3 min

Em novembro, a HBO lançará uma minissérie biográfica sobre a trajetória de Santos Dumont. A vida do “Pai da Aviação” será retratada em seis episódios, trazendo o ator João Pedro Zappa como o intérprete do inventor brasileiro em sua vida adulta.

A série, intitulada “Santos Dumont: Mais Leve Que o Ar”, é ambientada na França e no Brasil, entre o final do século 19 e início do século 20, e acompanha toda a trajetória do aviador desde sua infância, quando brincava nos cafezais de sua família no interior do estado de Minas Gerais, até sua vida adulta, quando frequentava as sofisticadas festas e aeroclubes de Paris.

Recentemente a HBO divulgou o primeiro trailer da minissérie. Assista:

YouTube video

O programa estreia em 10 de novembro, às 21h, no canal HBO e na HBO GO, em toda a América Latina.

Santos Dumont

Alberto Santos Dumont nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes (hoje Santos Dumont), no estado de Minas Gerais, em 1873, e foi um inventor brasileiro considerado o “Pai da Aviação”.

No ano de 1891, acompanhado de sua família, o jovem visitou a França pela primeira vez. Nessa época, o motor a gasolina era a grande novidade das exposições em Paris e isso lhe fascinou, pois sempre se interessou por mecanismos.

A partir de então, se dedicando a estudos sobre mecanismos e aviação, Santos Dumont projetou, construiu e levantou os primeiros balões dirigíveis com motor movido a gasolina. Em 1901, Dumont voou com um de seus dirigíveis contornando a Torre Eiffel e, por isso, tornou-se uma das pessoas mais famosas do mundo no século XX.

O 14 Bis

O 14 Bis foi um avião construído por Santos Dumont, que, em 12 de novembro de 1906, conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França ao realizar um voo em Paris.

HBO lançará em breve minissérie sobre Santos Dumont

O 14 Bis foi construído entre 1906 e 1907 – Crédito da imagem: Domínio público

Fim de sua carreia

No ano de 1908, Dumont construiu o “Demoiselle”, uma outra aeronave cujo desenho serviu de modelo a todos os projetistas que se seguiram. Dois anos mais tarde, o inventor encerrou sua carreira e passou a supervisionar as indústrias do ramo que surgiram na Europa.

Em 1914, doente e decepcionado com o uso de sua invenção para bombardear a cidade de Colônia, na Alemanha, Dumont resolveu voltar para o Brasil.  De volta ao país, sua tristeza aumentou quando o aeroplano foi usado durante a revolução de 1932, em São Paulo. Com depressão, Santos Dumont se suicidou em um hotel no Guarujá, em 1932.

COMENTÁRIOS