Menu

Novo Plano Diretor de Regionalização do Estado torna Congonhas referência em saúde na região

06/03/2020 às 15:44
Tempo de leitura
2 min

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) publicou o Plano Diretor de Regionalização (PDR) atualizado de 2020 e algumas cidades tiveram nova classificação e passaram a ser considerados sede de microrregião. Congonhas, na região central do estado, é uma das cidades que passaram para a ser referência regional na área da saúde e que passa a abranger seis municípios, com população estimada em 124.457 habitantes, quatro hospitais e 137 leitos SUS.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral foi até a Cidade dos Profetas na última quinta-feria (5) para participar de uma reunião com o município, além da superintendente regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, da gerente regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Assumpção, da equipe de coordenadores e técnicos da Regional de Barbacena para discutir sobre os desafios para a efetivação da microrregião de Congonhas.

Além disso, também estavam presentes na Cidade dos Profetas o o superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional da Subsecretaria de Gestão Regional da SES-MG, Ricardo Assis Alves Dutra. Com isso, foi apresentado as atualizações do Plano Diretor de Regionalização e, conforme a nova divisão, Congonhas assume a posição de município polo, já que, segundo Ricardo, há uma grande capacidade atrativa e expressiva capacidade instalada no lugar.

O secretário Carlos Eduardo também visitou o Hospital Bom Jesus de Congonhas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu.

Tanto a UPA de Congonhas, que atende até 200 mil habitantes para casos de urgências e de natureza clínica, cirúrgica ou de trauma, quanto a USA, que é usada para atender casos mais graves com serviço de locomoção e transporte, atendem também a população de Conselheiro Lafaiete. Porém, o UTI Móvel tem capacidade para atender até 17 municípios da região do Alto Paraopeba, que estima-se em 230 mil habitantes.

Veja também: Secretaria de Saúde destina R$ 640 mil para prevenção do Aedes em 29 cidades