Menu

Governo de Minas Gerais decreta situação de emergência por pandemia de coronavírus

13/03/2020 às 12:17
Tempo de leitura
2 min

Após a confirmação de dois casos de coronavírus no estado de Minas Gerais, o Governo de Minas decretou situação de emergência em saúde pela epidemia da doença no país. O texto foi publicado hoje (13), no Diário Oficial Minas Gerais.

O decreto foi assinado durante a manhã, pelo governador Romeu Zema, e entra em vigor a partir de hoje, durando enquanto perdurar o estado de emergência causado pelo vírus (Covid-19). Sendo assim, o texto prevê realizações de exames médicos, coleta de amostras clínicas, testes laboratoriais e vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais tem, até o momento, dois casos confirmados e 117 suspeitos. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), investiga 289 casos possíveis.

O que é o coronavírus?

O coronavírus é um vírus que causa infecção respiratória, com sintomas similares da gripe. Os sintomas são: febre, espirro, tosse, dificuldade para respirar e falta de ar. Até esta segunda-feira (1), de acordo com o portal do Ministério da Saúde sobre o coronavírus, em Minas Gerais os números registrados eram de 17 suspeitos e 3 descartados.

Prevenção do coronavírus

  • Evite contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
  • Lave bem as mãos;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
  • Evite compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Evite contato com animais doentes;
  • Cozinhe bem ovos e carne.

Leia também: Coronavírus: saiba o que é mentira sobre a doença

COMENTÁRIOS