Menu

Coronavírus: Prefeitura de Congonhas decreta situação de emergência

16/03/2020 às 15:11
Tempo de leitura
3 min

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Governo Municipal, por meio do decreto Nº 6.931 de 16 de março de 2020, declara Situação de Emergência em Saúde Pública no Município. O documento dispõe sobre medidas para o enfrentamento da doença, entre elas suspensão das aulas da rede municipal de ensino e cancelamento de eventos públicos e privados. Não há confirmação da doença no Município.

As aulas das escolas municipais ficarão suspensas de 18 (quarta-feira) até 31 de março. Quanto aos estabelecimentos de ensino particular, o Governo Municipal também recomenda a paralisação das aulas, conforme legislação federal e estadual.

Os eventos públicos e privados ficam suspensos até a mesma data. Já os previstos para o mês de abril, as medidas serão tomadas em momento oportuno, após reuniões com autoridades públicas, padres, pastores e outros responsáveis.

O serviço público de atendimento à população não será comprometido. No entanto, cada segmento administrativo poderá fazer regime de escala. Servidores com problemas respiratórios crônicos e com idade superior a 60 anos serão dispensados do ponto eletrônico e poderão desempenhar suas atividades, quando possível, em casa.

Veja a íntegra do Decreto:

[pdf-embedder url=”https://maisminas.org/wp-content/uploads/2020/03/DECRETO-6931_03-16-2020-130053-1.pdf.pdf”]

Saúde

Além da nomeação de um Comitê de Operações Emergenciais para monitorar os casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus, foram suspensas as férias de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde em geral, além dos servidores da Vigilância Sanitária. Também está dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento pandemia.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma linha telefônica para atendimento das pessoas que tenham sintomas de gripe, com febre acima de 38 graus e dores de garganta. O número é 3732-1919. Ao comunicar seu estado de saúde, o cidadão será diretamente atendido em sua residência pelos profissionais da SMS.

Até o momento, Congonhas registrou seis casos suspeitos, nenhum foi confirmado. Esses pacientes, assim como seus familiares, estão em isolamento domiciliar. Eles estão sendo monitorados, diariamente, por profissionais da saúde.

Prefeito de Mariana esclarece medidas de prevenção ao coronavírus

Na manhã de hoje (16), a prefeitura de Mariana realizou uma coletiva de imprensa a fim de esclarecer a situação acerca do coronavírus e suas medidas de prevenção. A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito Duarte Júnior, contou com a presença da imprensa, profissionais da saúde e do Secretário de Sáude da Prefeitura, Danilo Brito.

Apesar de ainda não ter nenhum caso confirmado do coronavírus na cidade de Mariana, as medidas de prevenção, tomadas até o momento, são de suspensão das aulas nas escolas e creches da cidade, por pelo menos uma semana. Até o momento, não houve a suspensão das aulas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), dos campus de Mariana, ICSA e ICHS. Leia a matéria completa neste link.

COMENTÁRIOS