Menu

Dicas de segurança para viajar de carro no fim do ano

06/10/2019 às 13:49
Tempo de leitura
3 min

Muita gente aproveita para viajar de carro no fim do ano e curtir alguns dias de folga longe de casa. Nessa época, as pessoas acabam relaxando um pouco e se descuidando. Isso fez com que de 29 de dezembro de 2018 a 1 de janeiro de 2019 fossem registradas 15 mortes nas rodovias mineiras.

Como se não bastasse esse risco, muitos motoristas ainda bebem antes de dirigir e somente no estado de Minas Gerais foram registrados 5.015 acidentes com motoristas bêbados. Se você vai pegar a estrada, não tem muito como saber quem são os demais motoristas ao seu redor, mas alguns cuidados podem ajudar para que chegue em segurança ao seu destino. Veja algumas dicas:

Faça a manutenção do carro

Problemas mecânicos podem causar acidentes pelo mau funcionamento. Um freio que não pode ser acionado pode resultar em uma colisão. Faça uma manutenção geral, verifique fluído dos freios, luzes, funcionamento mecânico e outros. Entretanto, não faça isso por conta própria, sempre peça para que um profissional dê o aval de que tudo está funcionando bem e pronto para pegar a estrada.

Avalie as condições do tempo ao viajar de carro no fim do ano

Dias com muita neblina ou chuva são mais propícios para que ocorram acidentes porque a visibilidade é menor, assim como a aderência dos pneus na pista molhada. Veja a previsão do tempo com antecedência e, se possível, se organize para pegar a estrada em um dia com o céu mais limpo.

Organize as bagagens

Não se pode levar objetos soltos no veículo, pois eles podem ser uma distração para o motorista e, em caso de acidente, se tornarem uma arma. Organize tudo no porta-malas colocando o mais pesado embaixo e se atente para não ultrapassar o limite de carga estipulado pela montadora.

Proteja o carro

É preciso cuidar da manutenção, mas também estar atento a outros problemas com o carro. Para isso, é bom ter equipamentos de segurança, como um rastreador veicular ou um seguro. O primeiro aumenta as chances de o veículo ser localizado em caso de roubo e assim não terá que se preocupar em como voltar para casa.

Use o cinto de segurança

O cinto é de uso obrigatório e todos no veículo devem usar, inclusive quem está no banco traseiro. Faça com que todos os ocupantes o coloquem antes do carro ficar em movimento, pois ele pode salvar vidas em caso de acidente.

Atenção as crianças

Os pequenos não podem viajar em qualquer lugar, devem ficar no banco traseiro com o cinto de segurança. Os menores de 7 anos devem ir na cadeirinha e essa deve estar corretamente posicionada e fixada.

Respeite as regras de trânsito

Sempre respeite o limite de velocidade. Ele existe para viajar de carro no fim do ano. Ao fazer uma ultrapassagem, verifique se ela é permitida e se consegue ter uma visão da pista oposta, assim não se envolverá em riscos desnecessários. Como não se sabe quem são os demais motoristas e eles podem ter problemas repentinos, mantenha uma distância segura dos demais veículos. Em caso de necessidade, poderá desviar ou frear.

Agora, você já sabe como viajar de carro no fim do ano sem se colocar em risco, então decida o destino e faça suas malas.

Leia também: Santuário do Caraça: como visitar e o que fazer