Menu

Parques Em Belo Horizonte São Fechados Após Morte de Macaco Por Febre Amarela

10/12/2017 às 01:21
Tempo de leitura
3 min

Na última quinta-feira (7), a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou o fechamento temporário dos Parques das Mangabeiras e Serra do Curral como medida de controle e prevenção após resultados médicos confirmarem a morte por febre amarela de primata não humano encontrado no Parque das Mangabeiras.

Além do fechamento dos parques, a Prefeitura de Belo Horizonte está realizando uma ação de “pente fino” no entorno do parque onde o macaco foi encontrado para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, inseto que em ambiente urbano pode transmitir a febre amarela. A Prefeitura também está fazendo o monitoramento da infestação do Aedes aegypti, por meio das armadilhas de oviposição (ovitrampas), e intensificou as ações de educação em saúde e sensibilização da população local para a eliminação de focos do mosquito.

Caso você não tenha recebido nenhuma dose da vacina contra a febre amarela anteriormente ou conheça alguém que ainda não tenha recebido, é recomendado procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência para tomar a vacina e evitar a contaminação. A vacina contra a febre amarela está disponível em todos os centros de saúde da capital.

A Prefeitura de Belo Horizonte ressalta que os animais doentes ou mortos não transmitem febre amarela para seres humanos, mas os casos constados são importantes sinais para a vigilância da circulação do vírus.

Boato a Respeito de Epidemia de Febre Maculosa na Capital

Também na última quinta-feira (7), A Prefeitura de Belo Horizonte desmentiu o boato que circula nas redes sociais de que a cidade vive uma epidemia de Febre Maculosa.

A Prefeitura informou que esses boatos são informações falsas que não condizem com a realidade, e que nenhuma pessoa contraiu a doença na capital neste ano.

A PBH reforçou que acompanha e avalia, de forma criteriosa, todos os casos suspeitos de residentes na capital, mesmo os que pela investigação epidemiológica e relato dos pacientes não ocorreram no município, e que este trabalho é feito de forma prioritária e as informações são constantemente repassadas à Secretaria de Estado da Saúde.

Por fim, a PBH orientou que a população, ao fazer passeios ecológicos, use roupas de cor clara e calçados fechados, preferencialmente com meias brancas e de cano longo, para facilitar a visualização do carrapato. Evite sentar e deitar em gramados nas atividades de lazer, como caminhadas, piqueniques, pescarias e prática de slackline.

Leia Também:

Última atualização em 19/08/2022 às 12:00